Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
31 de julho de 2019, 16h12

MP investiga portaria de Moro que prevê deportação sumária de estrangeiros “suspeitos”

A medida foi tomada pelo ministro da Justiça após a divulgação de diálogos comprometedores entre ele e procuradores da Lava Jato, pelo The Intercept, cujo editor é o jornalista norte-americano, Glenn Greenwald

Foto: Lula Marques/Agência PT

A portaria criada pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, que prevê deportação sumária de estrangeiros considerados “suspeitos” ou “perigosos”, vai ser investigada pela procuradoria da República em Brasília.

A medida foi tomada por Moro após a divulgação de diálogos comprometedores entre ele e procuradores da Lava Jato. As informações foram veiculadas pelo site The Intercept, cujo editor é o jornalista norte-americano, Glenn Greenwald.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

O inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público (MP) no dia 29 de julho. Já a decisão de investigar e apurar o caso foi publicada nesta quarta-feira (31).

Informações

O texto assinado por Moro diz que caberá à autoridade migratória reconhecer e avaliar se a pessoa se enquadra nos requisitos exigidos para deportação, com base nas seguintes informações: difusão ou informação oficial em ação de cooperação internacional; lista de restrições exaradas por ordem judicial ou por compromisso assumido pela República Federativa do Brasil perante organismo internacional ou Estado estrangeiro; informação de inteligência proveniente de autoridade brasileira ou estrangeira; investigação criminal em curso; sentença penal condenatória.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum