Fórumcast, o podcast da Fórum
31 de julho de 2019, 16h12

MP investiga portaria de Moro que prevê deportação sumária de estrangeiros “suspeitos”

A medida foi tomada pelo ministro da Justiça após a divulgação de diálogos comprometedores entre ele e procuradores da Lava Jato, pelo The Intercept, cujo editor é o jornalista norte-americano, Glenn Greenwald

Foto: Lula Marques/Agência PT

A portaria criada pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, que prevê deportação sumária de estrangeiros considerados “suspeitos” ou “perigosos”, vai ser investigada pela procuradoria da República em Brasília.

A medida foi tomada por Moro após a divulgação de diálogos comprometedores entre ele e procuradores da Lava Jato. As informações foram veiculadas pelo site The Intercept, cujo editor é o jornalista norte-americano, Glenn Greenwald.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

O inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público (MP) no dia 29 de julho. Já a decisão de investigar e apurar o caso foi publicada nesta quarta-feira (31).

Informações

O texto assinado por Moro diz que caberá à autoridade migratória reconhecer e avaliar se a pessoa se enquadra nos requisitos exigidos para deportação, com base nas seguintes informações: difusão ou informação oficial em ação de cooperação internacional; lista de restrições exaradas por ordem judicial ou por compromisso assumido pela República Federativa do Brasil perante organismo internacional ou Estado estrangeiro; informação de inteligência proveniente de autoridade brasileira ou estrangeira; investigação criminal em curso; sentença penal condenatória.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum