MP investiga portaria de Moro que prevê deportação sumária de estrangeiros “suspeitos”

A medida foi tomada pelo ministro da Justiça após a divulgação de diálogos comprometedores entre ele e procuradores da Lava Jato, pelo The Intercept, cujo editor é o jornalista norte-americano, Glenn Greenwald

Foto: Lula Marques/Agência PT
Escrito en POLÍTICA el
A portaria criada pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, que prevê deportação sumária de estrangeiros considerados “suspeitos” ou “perigosos”, vai ser investigada pela procuradoria da República em Brasília. A medida foi tomada por Moro após a divulgação de diálogos comprometedores entre ele e procuradores da Lava Jato. As informações foram veiculadas pelo site The Intercept, cujo editor é o jornalista norte-americano, Glenn Greenwald. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo. O inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público (MP) no dia 29 de julho. Já a decisão de investigar e apurar o caso foi publicada nesta quarta-feira (31).

Informações

O texto assinado por Moro diz que caberá à autoridade migratória reconhecer e avaliar se a pessoa se enquadra nos requisitos exigidos para deportação, com base nas seguintes informações: difusão ou informação oficial em ação de cooperação internacional; lista de restrições exaradas por ordem judicial ou por compromisso assumido pela República Federativa do Brasil perante organismo internacional ou Estado estrangeiro; informação de inteligência proveniente de autoridade brasileira ou estrangeira; investigação criminal em curso; sentença penal condenatória.