#Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de outubro de 2019, 21h02

MPF desmonta teoria de “quadrilhão do PT” e pede absolvição de Lula, Dilma, Mantega, Vaccari e Palocci

A procuradora Marcia Brandão Zollinger foi contra denúncia movida pelo ex-PGR Rodrigo Janot

Fabio Rodrigues Pozzebom /Agência Brasil

A tese de que a ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e os ministros Guido Mantega, João Vaccari Neto e Antônio Palocci formavam um “quadrilhão do PT” foi rechaçada pela nova procuradora do Ministério Público Federal responsável pelo caso. A denúncia foi apresentada inicialmente pelo ex-PGR Rodrigo Janot, em 2017, e foi aceita em novembro do ano passado pelo juiz federal Vallisney Oliveira.

“Não há o pretendido domínio por parte dos denunciados, especialmente os ex-presidentes da República, a respeito dos atos criminosos, que obviamente merecem apuração e responsabilização e são objeto de ações penais autônomas, cometidos no interior das Diretorias da Petrobras e de outras empresas públicas”, diz a procuradora Marcia Brandão Zollinger.

Zollinger, que integra o Núcleo de Combate à Corrupção do MP do DF, chegou a publicar, em agosto, um artigo no Jota destacando a necessidade de uma autocrítica do MPF sobre a Operação Lava Jato.

A acusação levantada por Janot apontava que os cinco cometeram “uma miríade (quantidade grande e indeterminada) de delitos” na administração pública durante os governos de Lula e de Dilma Rousseff.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum