MPF processa Bolsonaro por propagar “informações falsas” sobre coronavírus

Vinte procuradores acionaram a Justiça Federal contra o presidente da República

O Ministério Público Federal entrou com uma ação na Justiça Federal contra o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (6) em razão da postura do ex-capitão diante do surto do novo coronavírus. O MPF quer proibir Bolsonaro de fazer discursos e espalhas informações falsas sobre a pandemia.

“A União, por meio de seu representante máximo, o presidente da República, não pode expor a risco o direito à saúde das pessoas, expor toda a sociedade a risco, recomendando a retomada das atividades cotidianas, a reabertura dos comércios, etc, diante da pandeia da covid-19, contrariando todas as evidências científicas que apontam em sentido contrário”, diz trecho do documento apresentado por 20 procuradores.

O texto, revelador pelo portal Uol, ainda afirma que Bolsonaro cria “um clima de insegurança sanitária que pode provocar milhares de mortes” ao contrapor cotidianamente as orientações do ministro da Saúde, Henrique Mandetta.

Os procuradores destacam 12 episódios em que o presidente minimizou a gravidade da pandemia do coronavírus – como o da “gripezinha” – ou falou contra o isolamento social

Nesta segunda-feira, os bastidores de Brasília esquentaram em razão da notícia de uma possível demissão do ministro Henrique Mandetta. Bolsonaro teria recuado após a pressão de militares e do Congresso Nacional.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR