Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de abril de 2019, 15h36

MPF quer a volta de Temer, Moreira Franco e mais seis para a prisão

Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR-2) ingressou com recurso contra a liberação do ex-presidente e dos demais envolvidos na Operação Descontaminação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Michel Temer pode voltar para a prisão. A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR-2) ingressou com recurso, nesta segunda-feira (1), contra a liberação do ex-presidente, de Moreira Franco, do coronel João Baptista Lima e de mais cinco pessoas envolvidas no caso.

Na solicitação, a PRR-2 solicita que seja revertida a decisão do desembargador Ivan Athié e que os habeas corpus de todos os alvos da Operação Descontaminação sejam julgados pela 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Contudo, será o próprio Athié quem vai decidir o momento de levar o tema à 1ª Turma, pois atualmente ele é o presidente do colegiado. O desembargador pode, ainda, tomar a decisão monocraticamente.

Argumentos

As justificativas dos procuradores do Ministério Público Federal (MPF) são as mesmas da força-tarefa da Operação Lava Jato para as prisões preventivas de Temer, Moreira, Lima e os demais cinco. Em sua decisão, conforme Athié, os fatos citados pelo juiz Marcelo Bretas nos mandados de prisão são “suposições de fatos antigos” e não servem para justificar as prisões preventivas.

Além do ex-presidente Temer, Athié também determinou a soltura do ex-ministro e ex-governador do Rio Moreira Franco, o coronel Lima, amigo suposto operador do ex-presidente, a mulher dele, Maria Rita Fratezi, acusada de atuar na lavagem de dinheiro por intermédio da reforma de um imóvel da filha de Temer, Maristela; Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei de Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum