Mulher mais votada para a Câmara dos Vereadores de Belém é negra, LGBT e feminista

Cidade também elegeu uma mulher negra e LGBT como sua vereadora mais jovem

Vivi Reis (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Candidata pelo PSOL à Câmara dos Vereadores de Belém, Vivi Reis foi a mulher mais votada nas eleições municipais deste domingo (15). Negra amazônida, Vivi atua na luta feminista, antirracista e socialista.

"Vocês tem noção de que eu sou a mulher mais votada de Belém. Essa vitória é nossa!", celebrou no Twitter. Até então, Vivi teve 9.578 de votos, sendo a quinta vereadora mais votada no município.

https://twitter.com/vivireispsol/status/1328120117364989952

Mais cedo, ao compartilhar nas redes de que já havia votado, Vivi destacou quais serão as suas principais bandeiras na Câmara de Belém. "O meu voto hoje tem a força das mulheres negras, LGBTQIA+ e da periferia de Belém. Com a força das que vieram antes de mim, das que estão comigo e das que virão, sigo confiante no trabalho que fizemos nesses 45 dias", escreveu.

Além dela, Belém também elegeu sua vereadora mais jovem neste domingo, uma mulher que também atua no campo progressista. Bia Caminha, do PT, foi eleita com 4.837 dos votos apurados até então.

Assim como Vivi, ela também atua no movimento negro e LGBTQIA+. "Ser mulher preta e bissexual é uma pauta política. É sobre não abaixar a cabeça", escreveu Bia no Twitter mais cedo.

https://twitter.com/beatrizcaminha/status/1328107171570216965

As apurações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das eleições municipais deste domingo (15) confirmam a liderança de Edmilson Rodrigues (PSOL) para a prefeitura de Belém.

Com 98% das urnas apuradas, Edmilson aparece com 34,24% dos votos válidos, o que o leva para segundo turno contra o Delegado Federal Eguchi (Patriota), que ficou com 23%.