"Na década de 70, seriam do Doi-Codi, não do MP", diz ex-presidente da OAB-RJ sobre procuradores da Lava Jato

Conversas que estão nos arquivos da operação Spoofing mostram que Lava Jato tinha o advogado e ex-deputado federal Wadih Damous com alvo; "Esse fdp merece grade"

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O advogado, ex-deputado federal e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous (PT), reagiu na noite desta terça-feira (23) à notícia de que procuradores da operação Lava Jato o tinham como alvo.

Em conversas obtidas pela operação Spoofing, procuradores aparecem tramando a prisão de Damous. O diálogo consta nos arquivos que a defesa do ex-presidente Lula teve acesso após autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também: “Deixe essa burocracia chata e venha prender o Lula”, disse Dallagnol a procurador

Em sua manifestação sobre a revelação, Damous relacionou a atuação dos procuradores da Lava Jato com a do DOI-CODI, órgão de repressão subordinado ao Exército na ditadura militar brasileira.

"A lava jato queria me prender por conta dos meus projetos de lei que, segundo eles, embaraçavam as investigações sobre o Lula. Se esses rapazes e moças fascistas da lava jato tivessem na década de 70 a idade que têm hoje, seriam do Doi-Codi e não do Ministério Público", escreveu o advogado.

https://twitter.com/wadih_damous/status/1364374865185226753

Leia também: Se havia dúvida da suspeição dos procuradores, agora não há mais, diz ex-ministro da Justiça sobre caso Lula

"Esse fdp merece grade"

Na conversa que consta nos arquivos da Spoofing e que ocorreu em 2016, um procurador identificado como Paulo informa: "Wadih Damous era suplente e agora o titular voltou... será que tem material para investigação contra".

Um outro procurador identificado como Athayde, então, responde: defende "Esse fdp merece grade.. e qdo quiser colaborar vamos virar as costas pq ele disse q preso não faz espontaneamente".

O diálogo está na petição enviada pela defesa do ex-presidente Lula ao STF nesta segunda-feira (22). O petista pleiteia, junto à Corte, a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro por conta de sua articulação ilegal com procuradores com o intuito de anular a sentença que o levou à prisão.

Temas