Na despedida, Castello Branco diz que "não há como fugir" da política de preços da Petrobras

Presidente da estatal reconheceu impostos elevados, mas disse que "não há exagero no preço dos combustíveis no Brasil"

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilCréditos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, fez seu primeiro pronunciamento nesta quinta-feira (25) após a intervenção de Jair Bolsonaro na estatal. Ele se dedicou a comentar sobre a política de preços da empresa, defendendo que "não há como fugir" do formato atual.

Ao apresentar a analistas do mercado o resultado da Petrobras no quarto trimestre de 2020, Castello Branco reconheceu que impostos são elevados, mas disse que não há exagero de preço nos combustíveis no Brasil.

"Falo isso baseado em estatísticas com preços de 160 países. A média dos preços do País está abaixo da média global. Mesmo se corrigirmos pela renda per capita, o preços ficam ligeiramente abaixo da média global", disse.

Ele então defendeu a política de preços de combustíveis da estatal, a Política de Paridade Internacional (PPI). "É surpreendente dedicarmos tanta atenção ao tema da PPI no século 21. Petróleo é commodity, cobrada em dólar, não há como fugir", afirmou.

 Castello Branco será substituído pelo general da reserva Joaquim Silva e Luna, indicação do presidente Jair Bolsonaro. Nesta quarta-feira (24), o mandatário justificou a troca no comando da estatal afirmando que o mandato de Castello Branco estava chegando ao fim e porque ele está "cansado" e "numa certa idade".