"Não há democracia sem respeito às instituições", diz Luiz Fux no dia da operação da PF contra bolsonaristas

Ministro do STF saiu em defesa do colega, Celso de Mello, por conta dos ataques que vem sofrendo após autorizar a divulgação do vídeo da reunião ministerial, e mandou indireta para bolsonaristas alvos das investigações sobre fake news: "Esta Corte mantém-se vigilante contra qualquer forma de agressão à instituição"

Luiz Fux (Foto: Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, fez um pronunciamento na tarde desta quarta-feira (27), antes da abertura da sessão da Corte, em que mandou um recado direto para bolsonaristas que vêm promovendo ataques contra os ministros.

A declaração de Fux vem no mesmo dia da operação deflagrada pela Polícia Federal no âmbito do inquérito sobre fake news do STF contra empresários, blogueiros e deputados bolsonaristas que estariam envolvidos em um esquema de disseminação de notícias falsas e ataques às instituições.

Veja também: Saiba quem são os bolsonaristas alvos da ação da PF contra a milícia digital que propaga fake news

"É voz corrente que um dos principais pilares das democracias contemporâneas repousa na atuação de juízes independentes, que não se eximem de aplicar a Constituição e as leis a quem quer seja, visando à justiça como missão guiada pela imparcialidade e pela prudência", disse o ministro.

Em outro ponto de seu pronunciamento, Fux citou diretamente os ataques que o STF vem sendo alvo. "Não há democracia sem respeito às instituições. O império da nossa Constituição, a sustentabilidade de nossa democracia e a garantia das nossas liberdades não haveria sem um Poder Judiciário que não hesitasse em contrariar maiorias para a promoção de valores republicanos e para o alcance do bem comum", declarou.

O ministro ainda saiu em defesa de seu colega, o decano Celso de Mello, que se tornou alvo dos bolsonaristas, muitos deles envolvidos na investigação sobre fake news, após liberar a divulgação do vídeo da fatídica reunião ministerial de abril que comprovaria a interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

"Faço especial menção ao nosso Decano, Ministro Celso de Mello, líder incansável desta Corte na concretização de tantos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros. Se hoje podemos usufruir liberdades e igualdades dos mais diversos tipos, sem nenhuma dúvida isso se deve, em grande medida, aos mais de 30 anos de judicatura do Ministro Celso de Mello neste Tribunal", afirmou.

Em sua fala, Fux pregou o "diálogo" e disse também que a "Corte mantém-se vigilante contra qualquer forma de agressão à instituição, na medida em que ofendê-la representa notório desprezo pela democracia".

"Imbuído dessa ponderação, este Supremo Tribunal Federal, no exercício de seu nobre mister constitucional, trabalha para que, onde houver hostilidade, construa-se respeito; onde houver fragmentação, estabeleça-se diálogo; e onde houver antagonismo, estimulem-se cooperação e harmonia", finalizou o ministro.