“Não há espaço para coações autoritárias armadas”, diz Gilmar Mendes sobre Braga Netto

O ministro do STF usou as redes sociais para afirmar que “os representantes das Forças Armadas devem respeitar os meios institucionais do debate sobre a urna eletrônica”

Gilmar Mendes (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF)
Escrito en POLÍTICA el

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu, nesta quinta-feira (22), as ameaças às eleições de 2022 feitas pelo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto.

“Os representantes das Forças Armadas devem respeitar os meios institucionais do debate sobre a urna eletrônica. Política é feita com argumentos, contraposição de ideias e, sobretudo, respeito à Constituição. Na nossa democracia, não há espaço para coações autoritárias armadas”, tuitou o ministro.

Cerca de 24 horas depois de assinar uma nota com ameaças golpistas junto aos comandantes das Forças Armadas, Braga Netto mandou um duro recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reforçando a conspiração de Jair Bolsonaro de que não haverá eleições em 2022, caso o Congresso não aprove o voto impresso.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, por meio de um interlocutor, Braga Netto “pediu para comunicar, a quem interessasse, que não haveria eleições em 2022, se não houvesse voto impresso e auditável”.

https://twitter.com/gilmarmendes/status/1418289117327249411

Desmentido

Em tuite na manhã desta quinta (22), o também ministro do STF, Luís Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que conversou com Braga Netto e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e que ambos “desmentiram qualquer episódio de ameaça às eleições“.

“Conversei com o Ministro da Defesa e com o Presidente da Câmara e ambos desmentiram, enfaticamente, qualquer episódio de ameaça às eleições. Temos uma Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia”, tuitou Barroso.