Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de abril de 2019, 17h45

“Não pretendo ter atrito com ninguém no mundo”, diz Bolsonaro em Jerusalém

A afirmação foi dada ao ser perguntado sobre a reação negativa de autoridades palestinas após o anúncio da abertura de um escritório de promoção comercial na disputada cidade de Jerusalém

Foto: Alan Santos/PR

Por Pedro Moreira, de Jerusalém, especial para a Fórum

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta segunda-feira (1º), que “não pretende ter atrito com ninguém no mundo.”

A afirmação foi dada ao ser perguntado sobre a reação negativa de autoridades palestinas após o anúncio da abertura de um escritório de promoção comercial na disputada cidade de Jerusalém.

A Fórum está fazendo uma cobertura exclusiva da viagem do presidente Jair Bolsonaro a Israel e precisa do seu apoio. Clique aqui e saiba como ajudar

Bolsonaro, então, falou de outros destinos programados para visitas oficiais. Disse que tem viagem marcada para a China e que irá a, pelo menos, um país do norte da África no segundo semestre.

“Nós queremos aprofundar negócios no mundo todo. Agora, Israel tem o seu direito de escolher onde é sua capital, ponto final. Se o Brasil fosse abrir, hoje, por exemplo, a sua diplomacia com Israel, onde é que seria a embaixada? Seria em Jerusalém, seria aqui, tá certo? Então, essa questão aí é simbólica por um lado, outro lado é respeitar as decisões do respectivo Estado.”

Leia também: Hamas diz que ações de Bolsonaro em Israel ameaçam “laços brasileiros com nações árabes e islâmicas”

Sobre a controversa visita que fez mais cedo ao Muro das Lamentações, acompanhado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Bolsonaro se limitou a dizer que foi Netanyahu que decidiu acompanhá-lo. “Pra mim foi motivo de honra e satisfação ir com ele no Muro das Lamentações.”

O presidente brasileiro voltava de um jantar em um shopping center da cidade, quando parou para conversar com os jornalistas no lobby do hotel em que está hospedado. Segundo o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno, que acompanhava a comitiva do Presidente, o cardápio foi pizza.

A Fórum está fazendo uma cobertura exclusiva da viagem do presidente Jair Bolsonaro a Israel e precisa do seu apoio. Clique aqui e saiba como ajudar


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum