"Não sei de quem é": Bolsonaro usa vídeo da internet para culpar governadores por alta da gasolina

Em campanha antecipada, presidente discursou durante evento evangélico e voltou a fugir da responsabilidade pela crise econômica e social

Bolsonaro discursa em evento evangélico (Reprodução/TV Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro, em mais um gesto de campanha antecipada, discursou em um evento de evangélicos nesta terça-feira (5) e voltou a culpar os governadores pelos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis e alimentos.

O chefe do Executivo participou do 1º Simpósio Cidadania Cristã do Brasil, organizado pela Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil, na Igreja Batista Central de Brasília, e foi acompanhado de André Mendonça, da Advocacia-Geral da União (AGU) - indicado "terrivelmente evangélico" do presidente para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para culpar os governadores pela alta nos preços dos combustíveis e alimentos, Bolsonaro exibiu um vídeo extraído da internet, cujo autor nem mesmo ele conhece. "Peguei na internet. Não sei quem é essa pessoa", disparou o mandatário.

Assista ao trecho divulgado pelo portal Metrópoles.

https://twitter.com/Metropoles/status/1445503478344794131

Petroleiros desmentem Bolsonaro sobre alta dos combustíveis

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, se manifestou na última semana sobre o aumento dos preços dos combustíveis. A declaração de Bacelar desmente o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“O verdadeiro culpado pelos sucessivos reajustes dos combustíveis é a política de preço de paridade de importação (PPI), adotada pela gestão da Petrobrás, que se baseia nas cotações internacionais do petróleo, na variação do dólar e nos custos de importação, sem levar em conta que o Brasil produz internamente cerca de 90% do petróleo que consome”, afirmou Bacelar

“Não adianta o jogo de empurra em busca de responsáveis pela alta dos derivados. O ICMS e as margens de distribuidoras e postos são percentuais cobrados sobre o preço na refinaria, quando a Petrobrás sobe, tudo isso sobe”, completou.

O dirigente da FUP afirmou ainda que o presidente da Petrobras “mente ou não sabe fazer contas”. Segundo ela, a participação da Petrobrás nos preços dos combustíveis, nas refinarias, vem aumentando desde a implantação do PPI, em 2016.

A posição de Silva e Luna segue o que tem repetido Bolsonaro, que joga no ICMS a culpa pela alta nos combustíveis. O Arthur Lira, inclusive, decidiu acompanhar esse discurso. “Sabe o que é que faz o combustível ficar caro? São os impostos estaduais. Os governadores têm que se sensibilizar”, disse o deputado em evento ao lado do chefe do Executivo, no dia 29 de setembro.