No Ceará, Lula soma 50,8% das intenções de voto, à frente de Ciro e Bolsonaro, empatados em segundo

Em simulação com o senador Tasso Jereisatti como candidato do PSDB, Lula marca 48,9%, Bolsonaro 22%, Ciro 18,4% e o tucano, que também é do estado, com 9,1%.

Lula, Ciro e Bolsonaro (Montagem)Créditos: Ricardo Stuckert / Reprodução Band
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Atlas, divulgada nesta segunda-feira (24) pelo jornal Valor Econômico, mostra que o ex-presidente Lula soma mais da metade das intenções de voto dos eleitores do Ceará, estado que já foi administrado por Ciro Gomes e é o berço político do pedetista.

Segundo o levantamento, realizado entre 14 e 21 de maio em pesquisa online por meio de convites randomizados, Lula tem 50,8% das intenções de votos no estado.

Bem atrás dele, estão empatados tecnicamente Ciro, com 23,2% e Jair Bolsonaro (Sem partido), com 22,1%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 2%.

Em simulação com o senador Tasso Jereisatti como candidato do PSDB, Lula marca 48,9%, Bolsonaro 22%, Ciro 18,4% e o tucano, que também é do estado, com 9,1%.

Em simulações de segundo turno, Bolsonaro perde para todos os outros candidatos - Tasso, Ciro e até mesmo Doria. Não foi projetado um segundo turno entre Lula e Ciro.

A pesquisa mostra ainda que Lula é a segunda personalidade política com imagem mais positiva no estado - 53%. Em primeiro, está o governador Camilo Santana, do PT, com 58% da imagem positiva e 60,3% de aprovação.

Ciro é o terceiro, 10 pontos porcentuais atrás de Lula. Bolsonaro tem apenas 26% de imagem positiva, frente a 72% negativa - mesmo porcentual de desaprovação do presidente no estado.

Com 6,2 milhões de eleitores (4,3% do total), o Ceará é o oitavo maior colégio eleitoral do país. No primeiro turno da eleição presidencial de 2018, Ciro foi o mais votado no Estado com 41% dos votos válidos. O petista Fernando Haddad ficou em segundo lugar, com 33,1%. Bolsonaro conquistou 21,7%. No segundo turno, Haddad venceu Bolsonaro por 71,1%