Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de maio de 2019, 19h44

No fim do expediente, Justiça do Paraná manda prender José Dirceu

Ex-ministro tem até 16 horas desta sexta-feira (17) para se entregar à Polícia Federal, em Curitiba

Foto Lula Marques

A Justiça do Paraná mandou prender novamente o ex-ministro José Dirceu. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (16), no final do expediente. Luiz Antonio Bonat, juiz federal, informou que Dirceu tem prazo até 16 horas desta sexta-feira (17) para se entregar à Polícia Federal (PF), em Curitiba. Roberto Podval, advogado do ex-ministro, disse que ele vai se entregar.

A medida foi rapidamente tomada depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recurso da defesa de Dirceu, que solicitava a prescrição da pena de 8 anos e 10 meses na segunda condenação dele na Lava Jato.

Depois da decisão unânime foi solicitado “imediato ofício para início do cumprimento da pena ao juízo de primeiro grau”, em Curitiba, no Paraná, que executa as prisões.

Dirceu ficou preso no Paraná entre agosto de 2015 e maio de 2017. No entanto, ele conseguiu no STF um habeas corpus para esperar o julgamento dos recursos em liberdade.

Em maio de 2018, após esgotados os recursos no TRF-4 a respeito de sua primeira condenação na Lava Jato, ele foi preso de novo. Entretanto, no mês seguinte, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o réu solto até que os recursos dele sejam julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segunda condenação

Este processo se refere à segunda condenação de Dirceu e trata do suposto recebimento de propina em um contrato superfaturado da Petrobras com a empresa Apolo Tubulars, fornecedora de tubos para a estatal, entre 2009 e 2012.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum