Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de julho de 2018, 23h26

No Roda Viva, Alckmin diz que o PSDB de SP é um ‘exemplo em prévias’

Em 2016, no entanto, as prévias do PSDB que definiram o candidato a prefeito de São Paulo foram marcadas por denúncias de compra de votos, agressões e cenas vexatórias; na ocasião, Alckmin afirmou que o partido não estaria acostumado com a "disputa democrática"

Prévias do PSDB de São Paulo em 2016 (Reprodução/Facebook)

Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à presidência da República, entrou em contradição ao responder uma pergunta no primeiro bloco do programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (23).

O jornalista José Alberto Bombig, do jornal Estadão, perguntou se Alckmin não estaria “insistindo” em sua candidatura, e o ex-governador respondeu que não era uma insistência e que sua candidatura era resultado das prévias de seu partido. Neste momento, disparou: “Não sou candidato a qualquer custo, me inscrevi em uma prévia que só tinha eu inscrito. Aliás, o PSDB de São Paulo é um exemplo de prévias”.

As prévias do PSDB da capital paulista em 2016, no entanto, mostram o contrário. O encontro em que foi definido o nome de João Doria – com o apoio de Alckmin – como candidato a prefeito de São Paulo foi marcado por denúncias de compra de votos, agressões, intervenção policial e cenas vexatórias.

O próprio Alckmin, na época, deu uma justificativa que vai em uma direção completamente contrária a de sua fala hoje no Roda Viva. Ao comentar a confusão, o tucano afirmou que o PSDB não estava “acostumado com a disputa democrática”.

“O problema é que ainda não estamos acostumados com essa disputa democrática. Estamos acostumados a ‘partido-cartório’, de livro de ata, que decide o candidato em mesa de restaurante, com vinho importado”, disse Alckmin. Relembre aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum