Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de abril de 2019, 17h45

Noam Chomsky compara prisão de Assange com a de Lula

“Lula da Silva é o prisioneiro político mais importante do mundo. Você ouve alguma coisa na imprensa sobre isso? Bem, Assange é um caso similar”, disse o filósofo

Foto: Wikimedia Commons

Noam Chomsky, renomado linguista, filósofo e cientista político, comparou a prisão do fundador do WikiLeaks, Julain Assange, com a do ex-presidente Lula e a do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci. A análise foi feita durante entrevista concedida ao canal Democracy Now.

De acordo com Chomsky, há uma tentativa de silenciar as vozes de Assange e Lula, lembrando da prisão de Gramsci sob o fascismo. O intelectual destaca a proibição de Lula fazer declarações públicas e afirma que “ele é o prisioneiro político mais importante do mundo. Você ouve alguma coisa na imprensa sobre isso? Bem, Assange é um caso similar: temos que silenciar essa voz”.

“Alguns podem se lembrar quando o governo fascista de Mussolini colocou Antonio Gramsci na prisão. O promotor disse: ‘Temos que silenciar essa voz por 20 anos. Não podemos deixá-lo falar’. Isso é o Assange. Isso é o Lula. Isso é um escândalo”, disse.

“Sob o governo Lula, no início deste milênio, o Brasil foi um dos mais – talvez o país mais respeitado do mundo. Foi a voz do Sul Global sob a liderança de Lula da Silva”, acrescentou Chomsky.

Assista abaixo ao vídeo legendado:

Chomsky compara prisão de Assange às prisões de Lula e Gramsci

Chomsky compara prisão de Assange às prisões de Lula e Gramsci“Sob o governo Lula, no início deste milênio, o Brasil foi um dos mais – talvez o país mais respeitado do mundo. Foi a voz do Sul Global sob a liderança de Lula da Silva”, afirma o renomado linguista.Chomsky aponta o golpe após a saída de Lula do poder e sua prisão. Ressalta a proibição de Lula fazer declarações públicas e que “ele é o prisioneiro político mais importante do mundo. Você ouve alguma coisa [na imprensa] sobre isso? Bem, Assange é um caso similar: temos que silenciar essa voz.”Ele nos relembra, ainda, da prisão de Gramsci sob o fascismo: “Alguns podem se lembrar quando o governo fascista de Mussolini colocou Antonio Gramsci na prisão. O promotor disse: ‘Temos que silenciar essa voz por 20 anos. Não podemos deixá-lo falar.’ Isso é o Assange. Isso é o Lula. Isso é um escândalo.”Democracy Now! Tradução e legendas por César Locatelli

Posted by Democracy Now Brasil on Friday, April 12, 2019


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum