Nota da PM nega fake news criada por Eduardo e Jair Bolsonaro sobre continência a manifestantes

Pai e filho postaram vídeo elogiando a corporação por apoiar ato golpista. A PM, no entanto, diz que soldados homenageavam colega morto no exercício da profissão

Foto: PM
Escrito en POLÍTICA el

Nota distribuída pela assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM) de São Paulo, neste domingo (24), nega fake news compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) e também por seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (Sem Partido-SP). Em mensagens, os dois, entre outros bolsonaristas, postaram vídeos onde soldados da corporação teriam prestado continência a apoiadores do governo federal na avenida Paulista.

A mensagem da PM, veiculada às 17h38, mais ou menos o mesmo horário em que acontecia a manifestação bolsonarista, informa: “a Polícia Militar homenageou, na tarde deste domingo (24), o soldado Lucas Alexandre Leite, de 25 anos, que faleceu em serviço na noite de ontem, na zona leste da cidade de São Paulo”. 

A nota diz ainda que “durante o sepultamento, realizado do Mausoléu da PM, localizado no centro da Capital, policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), a qual pertencia a vítima, o honraram com continência individual e toque de silêncio”.

A PM ainda veiculou um vídeo, onde PMs prestam continência e ligam sirenes logo após uma voz de comando avisar sobre a homenagem ao colega de corporação, o "soldado Alexandre, tombado no cumprimento do dever". Veja abaixo:

https://twitter.com/PMESP/status/1264717193482252288

Jair Bolsonaro pregou a insubordinação de policiais militares de São Paulo após um grupo prestar continência durante ato golpista ocorrido na Avenida Paulista neste domingo (24).

“PM de São Paulo parabéns a vocês. Ordem absurda não se cumpre. Não é só eu, presidente, não. Nós autoridades estamos sempre ao lado do povo”, afirmou a seguidores que estiveram na manhã desta segunda-feira (25) na portaria do Palácio da Alvorada.

O filho de Bolsonaro também compartilhou vídeo e escreveu na legenda: “A Polícia Militar de São Paulo nunca decepciona, sempre dá o exemplo”.