Nova CPI da Covid acaba com “estranhíssimo apagão” na Saúde, diz Renan Calheiros

O senador afirma que “pode até ser coincidência, mas isso só reforça as suspeitas. Não adiante apagar pistas, elas podem ser rastreadas”

Renan Calheiros (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el

O senador e relator da primeira CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), foi às redes sociais, nesta quinta-feira (13), para demonstrar sua desconfiança em relação ao apagão no sistema de controle de casos da Covid-19 do Ministério da Saúde.

“Bastou o anúncio de que é possível uma nova CPI da Covid para que o Ministério da Saúde anunciasse o fim desse estranhíssimo apagão de 30 dias no sistema de controle. Pode até ser coincidência, mas isso só reforça suspeitas. Não adianta apagar pistas, elas podem ser rastreadas”, postou o senador.

https://twitter.com/renancalheiros/status/1481657754309771267

No dia 14 de dezembro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou que o site da pasta havia sofrido um novo ataque hacker entre o final do dia 12 e o dia 13. Até esta data, o governo escondia o segundo ataque, dizendo que o DataSUS realizava apenas “uma manutenção preventiva na rede interna”.

“São duas coisas diferentes. Aquele primeiro ataque não foi um ataque ao Ministério da Saúde, aquilo foi a nível da Embratel, né? E felizmente, os dados não foram comprometidos. Em relação a esse [segundo ataque], foi algo de menor monta e estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível”, afirmou Queiroga, à época.

O apagão no sistema de controle de casos da Covid-19 causou estranheza em muita gente. Afinal, nada nesse governo merece confiança total, principalmente quando o assunto é a pandemia do coronavírus.

Proposta de Randolfe é que nova CPI investigue governo Bolsonaro a partir de novembro

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou no Senado, nesta terça-feira (11), um requerimento solicitando a abertura de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus. Isto é, se trata de mais uma CPI da Covid, aos moldes da que foi realizada em 2021.

A ideia de Randolfe, que foi o vice-presidente da CPI da Covid em 2021, é investigar a conduta do governo a partir de novembro, já que a última investigação tratou de atos praticados até outubro, quando foi entregue o relatório final.

Os focos da nova CPI, caso ela de fato seja instalada, serão, segundo o senador, atraso e insuficiência na vacinação infantil, insuficiência de provisão para doses de reforço em 2022, ataques de Jair Bolsonaro aos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à vacinação da população adulta e infantil, insuficiência da política de testagem e o apagão de dados do Ministério da Saúde.