Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de dezembro de 2019, 16h32

Nova HQ de Batman debocha de Bolsonaro e chama presidente de “Bozo”

"Se dependesse de mim, todo bom cidadão teria uma arma de fogo em casa", é o que diz "JM. Bozo" no "Peegeon", o Twitter de Gotham City, formado pelas palavras "pombo" e "xixi" - em possível referência ao episódio do "Golden Shower"

Reprodução

Depois do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, comprar briga com o universo dos quadrinhos em razão de um beijo homoafetivo em uma publicação, foi a vez do presidente Jair Bolsonaro ser alvo dos super-heróis. O ex-capitão aparece na nova HQ dos Batman (“Dark Knight Returns: The golden child”) com o nome de “JM Bozo” em um tuíte fake em que prega o armamento da população.

“Se dependesse de mim, todo bom cidadão teria uma arma de fogo em casa”, é o que diz Bozo no Twitter do universo do cavaleiro das trevas ao comentar sobre protestos que acontecem em Gotham City. A plataforma é batizada de Peegeon, uma mistura das palavras pombo (pigeon) e xixi (pee), em uma possível referencia ao tuíte do presidente sobre o carnaval, em que questionava “O que é Golden Shower?”. A mensagem foi ridicularizada internacionalmente.

A história é escrita por Frank Miller, um dos mais renomados autores do herói, e ilustrada pelo brasileiro Rafael Grampá, e traz também outras referências da conjuntura mundial. O presidente Donald Trump e a ativista Greta Thunberg também ganham as páginas da história. Greta, inclusive, é chamada de “pirralha” (em inglês, “brat”), em mais uma referência à má fama do presidente Jair Bolsonaro.

A jovem ativista, segundo o ilustrador, ocupa papel central na trama. Em entrevista ao El PaisGrampá afirmou que o personagem principal, Johnatan “representa essa nova voz que surge este coro de jovens como Greta [Thunberg] e milhares de outros que hoje em dia utilizam suas vozes como armas, que ensinam os adultos a fazer o que realmente é correto ou justo neste momento”.

No Twitter, o ilustrador foi bastante atacado por bolsonaristas e fez uma postagem ironizando. “Pirralha é de boas. Bozo é um escândalo. Menas pfv”, tuitou.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum