O que o brasileiro pensa?
25 de junho de 2020, 17h27

Novo ministro, Decotelli considerava Weintraub como “gestor brilhante”

Em entrevista concedida no ano passado, o militar elogiou o então ministro em meio às polêmicas do Fundeb

Reprodução/Facebook

Em entrevista concedida à Rádio Gaúcha em maio de 2019, Carlos Alberto Decotelli, novo ministro da Educação, rasgou elogios ao então titular do MEC, Abraham Weintraub.

“O ministro Abraham é um especialista em finanças, é um gestor brihante”, declarou o então presidente do FNDE. Decotelli comentava sobre o novo Fundeb, que ainda não foi aprovado por pressão de Weintraub contra o projeto que tramita na Câmara dos Deputados.

Oficial da reserva da Marinha e economista, o novo ministro representa mais uma vitória dos militares sobre a ala olavista do governo. Weintraub, que fugiu para os Estados Unidos, era próximo o guru Olavo de Carvalho.

Em entrevista concedida à CNN Brasil na tarde desta quinta-feira, o ministro disse que não vai fazer “adequação ideológica”. “O que foi pedido é que o que foi feito no FNDE passe para o Ministério da Educação. O grande desafio será o de fazer um planejamento e criar um diálogo com o Parlamento. Eu não tenho competência ideológica, minha formação é de gestão e finanças. Eu sou um gestor. Não tenho competência para fazer adequação ideológica”, declarou.

Levantamento realizado pelo Metrópoles em agosto do ano passado mostra que entre 5 de fevereiro e 24 de agosto, Decotelli fez uma viagem a cada quatro dias em que esteve no comando do FNDE – 38 dos 169 dias. Segundo o Portal da Transparência, o governo federal desembolsou R$ 67 mil com os deslocamentos.

Assista:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum