Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de novembro de 2019, 16h17

“Novo presidente da Fundação Palmares não é um ‘irmão'”, afirma Silvio Almeida

Em uma série de postagens, doutor em direito pela USP explica que negros devem se opor a política que quer destruir a cultura afro-brasileira

Negros não devem concordar entre si apenas pelo aspecto racial. Por isso é necessário que diferentes setores do movimento negro façam frente ao absurdo que é ter Sérgio Nascimento Camargo como presidente da Fundação Palmares. Isso é o que afirma o doutor em direito pela USP e presidente da Instituto Luiz Gama, Silvio Almeida.

Em 19 postagens no Twitter, o advogado explicou o porquê os negros tem que se indignar com a nomeação de Camargo para um órgão que tem como premissa defender e fomentar a cultura afro-brasileira. O novo presidente da Fundação Palmares é reconhecidamente racista e contra toda a luta do povo negro por igualdade.

“O novo presidente da Fundação Palmares não é um ‘irmão’. Ele deve ser enfrentado sem qualquer constrangimento, na medida em que serve a um projeto de destruição da cultura brasileira”, afirmou Silvio nas redes sociais.

Almeida ainda argumentou que toda a sociedade brasileira, não apenas os negros, devem se posicionar em relação a nomeação de Camargo, já que segundo ele é “dever de pessoas brancas verdadeiramente antirracistas discutirem como o racismo que as privilegia tornou possível a aberração política que hoje toma conta da Fundação Palmares.

Silvio Almeida também lembrou que não se poderia esperar algo diferente do atual governo, tendo em vista quem ocupa cargos de destaque na administração Bolsonaro também não são qualificados. “Esperar algo da Fundação Palmares neste contexto é equivalente a esperar do ministro da economia sensibilidade social, do ministro da justiça respeito às garantias constitucionais e do ministro da educação…educação”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum