Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de fevereiro de 2020, 19h22

Número de vistos negados pelos EUA a brasileiros bate recorde

Isenção de vistos por parte de Bolsonaro a turistas dos EUA não facilitou a vida dos brasileiros, pelo contrário

Bolsonaro e Trump (Foto: Alan Santos/PR)

Entre outubro de 2018 e setembro de 2019, a quantidade de brasileiros que foi impedida de embarcar para os Estados Unidos cresceu cerca de 45%. A medida vai na contramão do esperado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, que acreditou em uma facilitação após liberar os estadunidenses do visto brasileiro.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo publicada nesta sexta-feira (21), no primeiro ano de governo Bolsonaro os brasileiros tiveram mais dificuldade para ingressar em solo estadunidente. O número de vistos negados foi o maior em 14 anos – 18,5% do total de solicitações.

Em 2017 e em 2018 o índice foi de 12%. O menor número foi registrado em 2014, com apenas 3,2% de solicitações negadas.

O números apontam uma falha na política migratória do governo brasileiro, que acreditou que conseguiria facilitar a emissão de vistos de brasileiros caso suspendesse a necessidade de autorização para estadunidenses.

Em geral, as políticas de vistos entre países estão pautadas pela reciprocidade: o país A isenta os cidadãos do país B de vistos, caso o país B isente os cidadãos do país A. Bolsonaro isentou os EUA, mas viu a imigração norte-americana endurecer.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum