Número dois do ministério da Saúde é exonerado por Bolsonaro e Marcelo Queiroga

Durante coletiva, em maio do ano passado, Élcio Franco, chamou atenção ao usar um broche de uma faca cravada em uma caveira.

Elcio Franco (Foto: Júlio Nascimento/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O coronel Élcio Franco foi exonerado do cargo de secretário executivo do ministério da Saúde. A exoneração está publicada em decreto no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira.

Élcio Franco estava à frente de algumas das principais ações do ministério de combate à pandemia de Covid-19, como negociações por compra de vacinas.

Ele era o número dois do órgão desde quando o general Eduardo Pazuello assumiu interinamente, em junho do ano passado.

Ele era considerado pelos secretários estaduais de Saúde o porta-voz do órgão na crise de medicamentos que atinge praticamente todos os Estados do País.

Durante coletiva, em maio do ano passado, Élcio Franco, chamou atenção ao usar um broche de uma faca cravada em uma caveira.

O uso do objeto na lapela foi notado primeiramente pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Apesar do objeto ser reconhecido nacionalmente após o filme “Tropa de Elite” (José Padilha – 2006) ligado à morte, o significado da “figura” remete aos soldados britânicos na Segunda Guerra Mundial.

Franco participava frequentemente das entrevistas coletivas à imprensa sobre os temas da pandemia.

De acordo com apuração do Estadão/Broadcast, o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve nomear o engenheiro Rodrigo Otávio da Cruz como secretário executivo da Saúde. A escolha é uma tentativa de aumentar os quadros técnicos e melhorar a gestão do ministério, principalmente relacionada à logística de distribuição de vacinas.

O nome de Cruz foi indicado a Queiroga pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Aos 39 anos, ele é atualmente secretário executivo adjunto da pasta de Freitas e foi responsável por operações como o transporte de máscaras da China e o transporte de medicamentos.