Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de janeiro de 2020, 10h16

O povo tá com cara de taxo: Bolsonaro culpa governadores pelo aumento no preço dos combustíveis

“Como reduzir o preço dos combustíveis? Quase 1/3 do produto final é ICMS”, escreveu o presidente, sem explicar como compensar os estados caso mude o imposto

Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução/Twitter

Em entrevista na saída do Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro usou o ICMS para culpar os governadores pelo aumento no preço dos combustíveis no país. Em vídeo publicado por ele nas redes sociais com trecho da entrevista, Bolsonaro faz propaganda do projeto de seu governo que tramita na Câmara para reduzir o imposto estadual sobre o etanol. 

“Como reduzir o preço dos combustíveis? Quase 1/3 do produto final é ICMS”, escreveu Bolsonaro no Twitter. No entanto, o presidente não explica qual a estratégia do governo federal para compensar os estados caso haja uma redução do ICMS sobre a distribuição do combustível.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, já negou a possibilidade de novos subsídios para arcar com uma possível compensação dos estados. Os governos estaduais, no entanto, tem entre 18% e 20% da arrecadação com ICMS sobre combustíveis.

“Esse valor é bastante representativo, e na situação fiscal atual dos estados não está sendo possível [abrir mão]”, afirmou o diretor institucional do Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estado (Comsefaz), André Horta, em entrevista à Folha de S. Paulo na última segunda-feira (6).

Confira:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum