OAB destitui membro que soltou nota em defesa do desembargador que deu carteirada

Alberto Carlos Dias era presidente da Comissão de Direitos de Refugiados e Imigrantes da OAB de Santo André

O desembargador Eduardo Siqueira no dia da abordagem em que chamou guardas de analfabetos - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O advogado Alberto Carlos Dias, que soltou nota defendendo o desembargador que deu “carteirada” e destratou agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Santos, foi destituído da presidência da Comissão de Direitos de Refugiados e Imigrantes da OAB de Santo André.

A presidente da OAB de Santo André, Andrea Tartuce, soltou nota onde desautoriza a manifestação do advogado. Ela afirmou ainda que a manifestação de Dias foi “inapropriada e não autorizada” e que sentiu “indignação e repúdio”.

Pessoa idosa

O presidente da Comissão de Direito dos Refugiados e Migrantes da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santo André (SP), Alberto Carlos Dias, saiu em defesa do desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, que humilhou guardas municipais de Santos, no litoral paulista, ao se recusar colocar a máscara para proteção contra o coronavírus.

Em nota em nome da Comissão, Alberto Carlos Dias diz que o desembargador – “uma pessoa idosa” – foi abordado de “forma abrupta” pelos guardas municipais.

“Antes de tudo, trata-se de uma pessoa idosa que fora abordada de maneira abrupta (inclusive com abertura de portas), o que instintivamente provoca dois comportamentos imediatos: reação ou fuga. Assustado, procurou o Desembargador em reportar aos guardas que decreto não é lei e, portanto, não há obrigatoriedade de cumprir ordem manifestamente ilegal”, diz a nota.