Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de março de 2019, 12h58

OCDE reduz previsão de crescimento do Brasil no primeiro ano de Bolsonaro

A projeção de crescimento mundial também foi reduzida, de 3,4% para 3,3%. Em relatório, organização citou incertezas sobre política econômica, tensões comerciais e Brexit

Foto: Sebrae

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu a previsão de crescimento para o Brasil em 2019 em 0,2 ponto percentual, para 1,9% . A projeção de crescimento mundial também foi reduzida, de 3,4% para 3,3%. A revisão está em relatório divulgado nesta quarta-feira (6).

Para os países da zona do euro, a redução na projeção de crescimento foi drástica, de 1,8% para apenas 1%. O destaque é a Alemanha que, do crescimento de 1,6% previsto pela OCDE em novembro, agora deve crescer apenas 0,7%. Já a Itália deve fechar o ano de 2019 em recessão técnica, com recuo de 0,2%, pela projeção.

No relatório, a OCDE atribui a revisão das projeções a “altas incertezas de política econômica”, “tensões comerciais” e “erosão da confiança empresarial e do consumidor”.

A organização também destaca a incerteza sobre a política econômica na Europa, destacando o Brexit, processo de separação do Reino Unido da União Europeia.

“A incerteza persiste quanto ao momento da retirada do Reino Unido da União Europeia e a natureza da relação de comércio no curto e médio prazo”, ressalta a OCDE.

O relatório na íntegra, em inglês, está disponível aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum