O que o brasileiro pensa?
14 de junho de 2020, 14h18

Olavo de Carvalho perde ação por danos morais contra a Piauí por capa com beijo na boca de Bolsonaro

Segundo decisão da juíza Mônica di Stasi, da 3ª Vara Cível de São Paulo, “proximidade com figuras públicas pode ser benéfica, e também pode trazer dissabores, sendo esse um dos fardos das personalidades de expressão”

Capa da Piauí, de maio de 2019 (foto: reprodução)

Em decisão tomada nesta quinta-feira (11) pela juíza Mônica di Stasi, da 3ª Vara Cível de São Paulo, a Revista Piauí ficou livre de ter que pagar uma indenização ao astrólogo Olavo de Carvalho, considerado “guru do bolsonarismo”, por uma capa na qual publicou uma charge onde ele e o presidente Jair Bolsonaro estão se beijando na boca.

A charge foi veiculada na edição de número 152 da revista, publicada em maio de 2019. O astrólogo pedia uma indenização de 45 mil reais, além da retirada do conteúdo do site e qualquer outro meio de divulgação.

No entanto, a Justiça negou o pedido do astrólogo. Segundo a juíza Di Stasi, “a proximidade com figuras públicas proeminentes pode ser benéfica, como também trazer dissabores, sendo esse um dos fardos a serem carregados por personalidades de expressão em nosso meio social. Como o próprio autor se considera pessoa pública e destaca a sua proximidade com o presidente da República, é também natural a retratação de ambos em charges, bem como por tantas outras formas de manifestação do humor peculiar no Brasil”.

Além da negativa ao pedido, a magistrada determinou que Olavo de Carvalho deve arcar com as despesas processuais e os honorários advocatícios, que estipulados em 15% do valor atualizado pedido pelo denunciante no processo. A defesa de Olavo ainda tem direito a entrar com recurso pela decisão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum