Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de outubro de 2019, 12h17

Óleo se aproxima de Abrolhos, na Bahia, área de maior biodiversidade do Atlântico Sul

Pescadores e demais voluntários recolheram, desde o último domingo, cerca de 200 quilos do produto nas águas da fronteira norte da região, próxima ao município de Canavieiras

Foto: Wilfred Gadêlha

O óleo que contamina o litoral do Nordeste há dois meses começou a se aproximar da Região de Abrolhos, na Bahia, área de maior biodiversidade do Atlântico Sul. É lá que está o parque nacional marinho que é berçário de espécies como a baleia jubarte e corais raríssimos, muito sensíveis ao material tóxico que vem contaminando as praias.

Pescadores e demais voluntários recolheram, desde o último domingo, de acordo com matéria do Globo, cerca de 200 quilos do produto nas águas da fronteira norte da região, próxima ao município de Canavieiras, que abriga uma reserva extrativista com 100 mil hectares e cerca de 2.600 famílias distribuídas em oito comunidades.

Na segunda-feira (28), uma grande mancha de óleo de 80 quilos foi retirada da água, próxima à costa, pelos pescadores, usando redes.

Todas as praias da região apresentam pelotas. Outros relatos recebidos pelo GLOBO dão conta de pequenas manchas identificadas nos municípios de Belmonte e de Santa Cruz Cabrália, a cerca de 20 quilômetros de Porto Seguro.

A reserva de Canavieiras, criada em 2006, fica a cerca de 160 quilômetros do Parque de Abrolhos, que ainda não foi atingido. A chegada à região de Abrolhos, que se estende até o litoral Norte do Espírito Santo, no entanto, preocupa pesquisadores e moradores da região.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum