Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de março de 2019, 10h20

Onyx tenta pegadinha pró Bolsonaro no Twitter e publica fake news em frase atribuída a Barack Obama

Para minimizar declarações de Bolsonaro, ministro da Casa Civil atribuiu ao ex-presidente norte-americano frases de poema que enaltece o papel dos soldados nos Estados Unidos

Foto: Reprodução/PR

Reportagem de Marcelo Parreira, da TV Globo, publicada na edição deste sábado (9) do Valor Econômico, constatou que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM/RS) usou uma fake news ao atribuir ao ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, frases de um conhecido poema norte-americano que associa ao papel desempenhado por militares as conquistas democráticas como as liberdades religiosa, de expressão, de imprensa, de ensino e de voto no país.

Pelo Twitter, Onyx disseminou a fake news nesta sexta-feira (08) para fazer uma pegadinha, com o intuito de relativizar e minimizar a péssima repercussão de declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que no dia anterior, havia afirmado que democracia e liberdade só existem “quando as Forças Armadas querem”.

O texto nunca dito por Obama e tuitado por Onyx, em princípio sem assinatura, é o seguinte: “É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar”.

O ministro pontuou, em seguida, que, pelo fato de o ex-presidente dos Estados Unidos ter dito “o óbvio”, não houve polêmica – sugerindo reações exageradas e desmedidas à controversa afirmação de Bolsonaro e descontextualizando os processos da história brasileira, especialmente os relacionados à ditadura militar (1964-1985).

Depois, Onyx Lorenzoni se corrigiu e atribui as citações a “um pensador chamado Charles Province”, que é autor do poema no qual estão os versos originais, de 1970, publicados nas redes digitais do ministro da Casa Civil.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum