Onze partidos interpelam Bolsonaro por ataque ao sistema eleitoral

Assinam o pedido de esclarecimentos ao TSE as seguintes legendas: Solidariedade, MDB, PT, PDT, PSDB, PSOL, Rede, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB

Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE
Escrito en POLÍTICA el

Um conjunto de 11 partidos protocolou, neste sábado (31), um requerimento para que o corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Felipe Salomão, interpele Jair Bolsonaro.

O objetivo é que o presidente preste esclarecimentos a respeito das acusações feitas por ele, em sua live de quinta-feira (29), contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro. 

Assinam o pedido as seguintes legendas: Solidariedade, MDB, PT, PDT, PSDB, PSOL, Rede, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB.

Na live, anunciada por Bolsonaro como o evento em que ele provaria supostas fraudes em eleições anteriores, ele, com o auxílio de um “analista”, disseminou desinformação e mentiras sobre as urnas eletrônicas.

Os partidos pedem que Bolsonaro seja obrigado a apresentar “provas” “de suas ilações promovidas durante sua transmissão nas redes sociais que acusam o sistema eleitoral brasileiro de irregularidades”.

Debate eleitoral

A petição diz, ainda, que Bolsonaro lançou “acusações a autoridades públicas, antecipando debate eleitoral e utilizando-se de estrutura pública para palanque político”.

Ele usou a TV Brasil, emissora pública, para fazer seus ataques ao sistema eleitoral brasileiro.  No entendimento dos partidos, Bolsonaro deve apresentar à Justiça documentos que demonstrem o que disse e vem dizendo, sob as penas da lei.

Veja a íntegra da petição: