Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de março de 2018, 10h33

Operador tucano, Paulo Preto é o único com conta na Suíça blindado na Lava Jato

Desde o começo da operação, ao menos 11 foram presos por serem correntistas no exterior e terem recebido recursos de propina ou caixa 2

Paulo Preto, como operador do PSDB, mais precisamente de José Serra e Aloysio Nunes, além de nomeado por Geraldo Alckmin, tinha em suas contas nada menos que R$ 120 milhões – Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

“O ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, tem muito mais sorte do que o ex-governador Sérgio Cabral, o ex-deputado Eduardo Cunha, os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato Duque e os marqueteiros João Santana e Mônica Moura. Está perdido no cipoal de nomes? Todos eles foram presos pela Lava Jato porque tinham contas no exterior que receberam recursos de propina ou de caixa dois”. A ironia é do jornalista Mario Cesar Carvalho, em reportagem na Folha de S.Paulo sobre os personagens com dinheiro na Suíça, pegos na operação.

O que ele chama ironicamente de “sorte”, contudo, é, na realidade, o fato de que Paulo Preto, como operador do PSDB, mais precisamente de José Serra e Aloysio Nunes, além de nomeado por Geraldo Alckmin, tinha em suas contas nada menos que R$ 120 milhões. “Apesar da aparente tentativa de retirar o dinheiro de um país que tem congelado valores suspeitos, não houve pedido de prisão contra Souza. Procuradores de São Paulo dizem que não podem comentar o caso porque a investigação está em curso. O critério aplicado a Souza é um desvio no padrão da Lava Jato. Desde que a operação começou, em março de 2014, ao menos 11 pessoas foram presas por possuir ou movimentar contas na Suíça e outros paraísos fiscais”, lembra o jornalista.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum