"Orelhinha Bonitinha": Campanha de Crivella promove programa que opera crianças com "orelha de abano"

Candidato à reeleição no Rio faz referência ao projeto como um tipo de ação contra o bullying nas escolas; veja o vídeo

Marcelo Crivella em vídeo de campanha eleitoral (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), candidato à reeleição no município, está divulgando um vídeo para a sua campanha eleitoral que exalta o "Orelhinha Bonitinha", projeto lançado por ele em março do ano passado com o objetivo de operar crianças e adultos que tenham a chamada "orelha de abano".

A peça eleitoral do prefeito faz referência ao projeto como uma espécie de ação contra o bullying. No vídeo, crianças relatam xingamentos e ofensas que ouviram na escola por conta de sua aparência. "Meus amigos ficavam me zoando na escola, dizendo que eu tinha orelha de abano", diz uma delas. "Macaco, orelhudo", prossegue outra.

"Um sofrimento que acabou quando o prefeito Crivella lançou o programa 'Orelhinha Bonitinha'", afirma o narrador do vídeo. Em seguida, crianças relatam como se sentiram após a cirurgia. De acordo com o vídeo, mais de 28 mil crianças já foram operadas no Rio.

Desde que lançou o projeto, o prefeito tem defendido sua eficácia na luta contra o bullying. “Esse mutirão da Orelhinha Bonitinha é muito importante para acabar com o bullying, muitas crianças nas escolas sofrem disso. Nós vamos fazer cirurgia em milhares de crianças, devemos passar de 20 mil. Mas é tudo com muito controle, nossas cirurgiãs plásticas tem domínio absoluto da técnica e temos tudo preparado. É uma cirurgia em que a criança toma anestesia local, uma pequena sedação, vai embora no mesmo dia para casa e tem que usar uma touquinha durante cinco dias. Mas vai ficar livre do bullying, que poderia deixar cicatrizes na época mais bonita da sua infância. Tenho certeza que as cirurgias vão trazer um grande benefício para a cidade”, declarou o político na Rocinha, no início do ano passado.

O programa atende crianças e adultos que queiram fazer a cirurgia corretiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A otoplastia é um procedimento que dura em torno de uma hora, com tempo de internação de 24 horas em média. Para ser submetido à cirurgia, a idade aproximada é a partir de 7 anos.