Os bastidores do encontro de Lula com Paulo Câmara e João Campos no Recife

Ex-presidente costura alianças políticas com o PSB em Pernambuco e a nível nacional

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Por Armando Holanda, de Recife

O encontro do ex-presidente Lula (PT) com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), nesta segunda-feira (16), não foi o mar de rosas que tanto estão afirmando por aí. À Fórum, palacianos e petistas assinalam que o momento foi “acalorado” e que contou com umas “boas cutucadas do presidente no prefeito”. Conforme apurado pela reportagem, o clima dentro do Palácio das Princesas, local onde reside o atual governador e vice-dirigente nacional do PSB, Paulo Câmara (PSB), foi, além de tudo, de “aparamento de arestas”.

Lula (PT) teve um momento específico para tratar sobre as eleições municipais do Recife de 2020. Segundo vaticinou fonte petista à Fórum, "Lula não estava satisfeito com o que aconteceu em 2020 e queria falar sobre o assunto de maneira mais profunda”. Contudo, esta mesma fonte afirmou que o ex-presidente está disposto a deixar “o passado para trás e seguir em frente em prol de uma Frente Ampla contra Bolsonaro”.

Jantar

Durante jantar, na noite desse domingo (15), o ex-presidente Lula (PT) se encontrou com o governador Paulo Câmara (PSB) e lideranças socialistas. No encontro, segundo assinalaram fontes à Fórum, debateram os rumos nacionais, mas o cenário estadual também foi pauta. "O cenário nacional foi a pauta principal. Mas também houve debate sobre Pernambuco. É provável que o PT volte a fazer parte da Frente Popular", assegurou um interlocutor.

O governador Paulo Câmara destacou que foram discutidas ações para enfrentar a pandemia, a retomada da economia e uma frente ampla para 2022. "Precisamos de uma frente ampla do campo progressista para derrotar Bolsonaro e fazer o Brasil voltar a crescer", afirmou o chefe do Executivo estadual.

"Estou feliz de estar de volta, em minha terra natal, para conversar sobre os desafios de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil", afirmou Lula. Ele complementou que as conversas com lideranças do estado servem para "o país voltar ao rumo certo, com democracia". Falou também sobre inclusão social e desenvolvimento.

Estavam presentes no jantar, além de Lula, Paulo Câmara e João Campos, o senador Humberto Costa (PT-PE), a deputada estadual Teresa Leitão (PT-PE), deputados federais do PSB, como Danilo Cabral, Tadeu Alencar, Milton Coelho e Gonzaga Patriota, além do presidente da sigla, Sileno Guedes, e da presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann.

Volta de Lula e palanques

Em entrevista à Fórum, a deputada estadual Teresa Leitão (PT-PE) afirmou que Lula sentará com correligionários para "dialogar e entender os caminhos que o PT deve seguir em Pernambuco".

Existem duas hipóteses: uma que o PT se alinhará ao PSB no estado para um projeto nacional e outra que consiste em uma candidatura própria com nomes da deputada federal Marília Arraes (PT) e do próprio senador Humberto Costa para concorrer ao Palácio das Princesas.

"Tudo isso vai depender do projeto Lula 2022. É um consenso dentro do partido que a prioridade seja o apoio e a candidatura de Lula à presidência", vaticina Teresa.

"Vamos debater bastante coisa, o cenário atual, como Pernambuco está, a pandemia, os erros federais. Contudo, a prioridade, no momento, é viabilizar Lula como presidente. Isso já é uma unanimidade dentro do partido. Não há, sequer, uma liderança que não pense assim. Estamos bem alinhados", arremata o deputado federal Carlos Veras (PT-PE), que também acompanha agenda oficial do ex-presidente em Pernambuco.