Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de setembro de 2018, 15h07

“Os fascistas não têm imaginação nem para mentir”, diz Jean Wyllys após fake news

Milhares de pessoas compartilharam em grupos de Whatsapp e redes sociais uma imagem com a informação falsa de que o deputado federal teria sido convidado para ministro da Educação em um eventual governo Haddad

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Circulou pelas redes sociais e grupos de Whatsapp, ao longo desta semana, imagens e textos sobre um convite que o deputado federal Jean Wyllys (POSL) teria recebido para ser ministro da Educação em um eventual governo de Fernando Haddad, candidato do PT à presidência.

A informação é falsa e, apesar de os dois candidatos estarem em campanha e em partidos opostos e não coligados, muita gente acreditou pois uma das imagens com a fake news é uma imitação de uma notícia do G1, com manchete e nome do jornalista que teria feito a matéria. O texto cita que Haddad já teria escolhido também Gleisi Hoffmann, Dilma Rousseff e seu adversário Ciro Gomes (PDT) para compor sua equipe ministerial.

Reprodução

Em seu perfil no Twitter, nesta sexta-feira (21), o deputado federal ironizou. “Primeiro disseram que eu seria ministro da Juventude da Dilma. Depois, secretário de Educação da prefeitura do Rio. Agora, ministro da Educação do Fernando Haddad. Isso prova duas coisas: 1) os fascistas não têm imaginação nem pra mentir, 2) eles não confiam na vitória do coiso!”.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum