Osmar Terra comemora mortes por Covid-19 no Amazonas: "Vacinação natural"

Deputado diz que estado vive uma "retomada da imunidade de rebanho". Amazonas já tem em 2021 mais mortes notificadas pela doença do que em todo 2020

Osmar Terra - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal e ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), foi às redes sociais, na madrugada desta segunda-feira (8), para atribuir a queda no número de casos de Covid-19 no Amazonas a uma suposta "vacinação natural" contra a doença. O estado é um dos mais críticos em relação à pandemia no Brasil.

"A redução importante de casos que no Amazonas acontece desde 26/01 e se deve à vacinação natural que a própria Covid provoca. As vacinas de laboratório chegaram, até agora, a 7% da população e ainda não tiveram tempo para fazer efeito. É a retomada da imunidade de rebanho que derruba a curva", celebrou o parlamentar no Twitter.

https://twitter.com/OsmarTerra/status/1368769620908335107

O número de mortes notificadas por Covid-19 em 2021 no Amazonas, no entanto, já ultrapassou o total de mortes registradas pela doença durante todo o ano passado no estado.

A Secretaria de Saúde do estado confirmou, neste domingo (7), mais 22 mortes e 493 novos casos. Dos novos óbitos, 17 ocorreram nas últimas 24 horas e cinco foram confirmados após investigação.

Com isso, o estado chegou ao total de 324.103 casos confirmados e 11.262 mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia. No momento, o Amazonas está na fase vermelha no grau de risco de transmissão de Covid-19, atrás apenas da roxa.

Criticado pelo jornalista Samuel Pancher na rede social, Osmar Terra voltou a insistir em sua teoria e criticou as medidas restritivas contra a doença. "O que crítico é que o lockdown e a quarentena não trouxeram beneficio na proteção das pessoas, como mostra a Universidade de Stanford", afirmou o parlamentar.