Osmar Terra depõe à CPI e Bolsonaro ataca Renan Calheiros nas redes

De máscara, Renan Calheiros participou de inauguração de hospital ao lado do filho, o governador de Alagoas, Renan Filho. Bolsonaro chama de "aglomeração do bem"

Jair Bolsonaro com Osmar Terra e grupo de médicos pró-cloroquina (Reprodução)Créditos: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Pouco mais de uma hora antes do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) iniciar seu depoimento à CPI do Genocídio, Jair Bolsonaro (Sem partido) divulgou um vídeo nas redes sociais em que o relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL) aparece ao lado do filho, o governador Renan Filho (MDB), na inaguração do Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, interior alagoano.

"Renan pai e filho fazendo aglomeração do bem. A falta de caráter é a marca do relator da CPI", tuitou Jair Bolsonaro.

No vídeo, que foi publicado primeiramente pelo filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), Bolsonaro ainda resgata um vídeo antigo, mostrado pelo senador governista Marcos Rogério (DEM-RO), em que o filho de Renan Calheiros fala sobre uso da cloroquina.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1407291088336035845

No evento em que aparece ao lado do filho, Renan Calheiros usa a máscara o tempo todo, diferentemente dos eventos de Bolsonaro, que faz questão de transitar sem máscara e incitar apoiadores a fazerem o mesmo - como ocorreu nesta segunda-feira (21) durante chilique com a jornalista da Globo em Guaratinguetá, no interior paulista.

Suspeito de fazer a articulação com médicos negacionistas que integram o chamado "gabinete paralelo", Osmar Terra foi citado pela primeira vez na CPI em maio, pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

Na ocasião, Mandetta afirmou que “outras pessoas” buscavam desautorizar orientações do Ministério da Saúde a Jair Bolsonaro. Entre eles, o ex-ministro da Cidadania.

Em reunião realizada em setembro do ano passado com a presença do presidente da República, o parlamentar foi apresentado como “padrinho” de um grupo de médicos que apoiavam o uso de remédios sem eficácia contra a covid-19.
“Em várias oportunidades, Osmar Terra externou sua opinião sobre a forma como deveria se dar o enfretamento à crise. Imunização coletiva não pela vacinação em massa da população, mas por meio da exposição do maior número possível de pessoas”, afirmam os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE) na justificativa do requerimento aprovado pela CPI.

https://www.youtube.com/watch?v=XAXilIP3xJc