Padilha apresenta projeto para criar memorial para as vítimas da Covid em Brasília

Monumento seria construído próximo à Praça dos Três Poderes

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou nesta segunda-feira (10) um projeto de resolução (PRC 36/2021) na Câmara do Deputados que tem como objetivo criar um memorial em homenagem aos trabalhadores da saúde, da seguridade social e da cultura que foram vítimas da pandemia da Covid-19. O país já registra mais de 420 mil mortes provocadas pela doença.

“Dentre esses quase meio milhão de brasileiros e brasileiras mortas, estão muitos trabalhadores da saúde que nas suas mais diversas áreas de atuação, colocaram suas vidas em risco para proteger e salvar o próximo. Assim como os trabalhadores da seguridade social e da cultura”, diz Padilha na justificativa do pedido.

Segundo o projeto apresentado pelo deputado, o Memorial ficará localizado nos limites do Parque “Bosque dos Constituintes”, na Região Administrativa do Plano Piloto – RA I, localizado no entorno imediato da Praça dos Três Poderes, à margem da Via N1.

A empreitada será comandada pela Câmara dos Deputados e contará com apoio do órgão de planejamento urbano do Governo do Distrito Federal e com o órgão de proteção ao patrimônio histórico e artístico do Governo Federal. Além disso, está previsto no projeto que ele seja “elaborado a partir de sugestões de alunos e alunas da rede pública de educação básica e ensino superior de todo o Brasil através de concurso, sem dispêndio de custos e plantio de árvores”.

Padilha destaca que já há em tramitação projetos similares, de autoria da deputada federal Carmem Zanoto (Cidadania-SC) e do senador Paulo Paim (PT-RS). “[Isso] reforça a sua necessidade e importância”, afirma.

O PRC ainda aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara para ter sua tramitação definida.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global