Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de setembro de 2018, 22h47

Página de Haddad no Facebook é alvo de ataque de perfis fake

Uma publicação da página do candidato, por exemplo, tem quase 3 mil reações negativas, mas todas são de perfis com nomes orientais ou árabes e que sequer têm fotos ou amigos; perfis deste tipo, normalmente, são controlados por computadores - os 'bots'

Reprodução/Facebook

A página do candidato à presidência Fernando Haddad (PT) no Facebook vem sendo alvo de ataques de perfis falsos, provavelmente controlados por computadores.

Uma das postagens na página do petista, que é um vídeo do programa eleitoral, por exemplo, tem quase 3 mil reações negativas. Todas essas reações, no entanto, são de perfis com nomes em outros idiomas, a maioria orientais, e em suas páginas sequer há fotos, postagens ou amigos. São os típicos perfis robôs, também conhecidos como bots. Eles são programados para compartilhar, interagir e fazer volume nos perfis de forma automatizada de modo a gerar efeito positivo ou negativo, dependendo de quem controla. O fenômeno foi observado, por exemplo, no pleito que elegeu Donald Trump como presidente dos Estados Unidos em 2016.

Exemplos dos perfis que reagiram negativamente à postagem da página de Haddad (Reprodução/Facebook)

Não é difícil identificar que a ação foi orquestrada e que os perfis que reagiram negativamente na página de Haddad são fake. Além dos nomes estranhos e a falta de conteúdo em seus perfis, somente nesta postagem do petista em específico que há tamanho volume dessas reações negativas. Todas as outras postagens, quando há reações negativas, não chegam a passar de 100 e sempre de perfis de brasileiros e ativos na rede social.

Página de um dos perfis falsos que reagiram negativamente à postagem de Haddad. Sem fotos, sem conteúdo, sem amigos. (Reprodução/Facebook)

Uso de robôs 

Um recente levantamento realizado pelo instituto InternetLab apontou que cerca de 33% dos perfis que seguem o candidato Jair Bolsonaro (PSL) no Twitter são perfis falsos controlados por computadores.

O estudo constatou ainda que Alvaro Dias, senador do Podemos, é o candidato com maior percentagem de seguidores robôs: 60% dos seus quase 410 mil seguidores são perfis falsos.

Saiba mais aqui.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum