Para entender a implosão do PSL: Cronologia da crise dos últimos 10 dias

A crise no PSL, partido de Bolsonaro, envolve dinheiro do Fundo Partidário, candidaturas laranjas e disputa por poder dentro da legenda. Confira uma retrospectiva dos últimos 10 dias e entenda

Bolsonaro e Luciano Bivar (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el
Nos últimos dias, o PSL tem vivido uma intensa guerra interna protagonizada pelo presidente nacional da sigla, o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), e o presidente da República, Jair Bolsonaro. A crise se relaciona com as candidaturas laranjas do partido, o crescimento do fundo eleitoral da sigla e o desejo de Bolsonaro em ter o comando para si. Desde a explosiva fala do ex-capitão de que um correligionário deveria "esquecer o PSL", as relações nos bastidores tem se estremecido. A Fórum traz uma cronologia dos acontecimentos que aprofundou um racha na base de Bolsonaro, derrubou a deputada federal Joice Hasselmann da liderança do governo no Congresso, destituiu os filhos do presidente do comando de dois diretórios do PSL - Rio de Janeiro, com Flávio, e São Paulo, com Eduardo - e ainda impôs uma derrota dos pró-Bolsonaro pelo comando da legenda na Câmara. Confira.
08 de outubro de 2019

“Esquece o Bivar, esquece o partido”, diz Bolsonaro a apoiador

O diálogo ocorreu na saída do Palácio da Alvorada, com um homem que se apresentou como pré-candidato pelo PSL no Recife. Saiba mais aqui.
08 de outubro de 2019

Líderes do PSL declaram guerra e partem para cima de Bolsonaro

Parlamentares do PSL já articulam um manifesto em apoio ao presidente da sigla, Luciano Bivar, e contra Bolsonaro; já há até deputado do partido dizendo que o presidente tem o "quintal sujo". Saiba mais aqui.
09 de outubro de 2019

Depois de brigas com o partido, Bolsonaro decide sair do PSL

A insatisfação do presidente com a sigla vinha em uma crescente, mas ganhou força nessa terça (8) após o presidente declarar a um apoiador para "esquecer o PSL". Saiba mais aqui.
09 de outubro de 2019

Sem apoio, Bolsonaro teria desistido de deixar PSL

“Além do isolamento, o presidente Bolsonaro percebeu só depois das declarações que a eventual saída do PSL causaria uma celeuma para o financiamento de campanhas futuras”, disse um correligionário do presidente, indicando que Bolsonaro, mais uma vez, vai voltar atrás. Saiba mais aqui.
09 de outubro de 2019

Apenas 37% da Bancada do PSL defende Bolsonaro

Somente 20 dos 53 deputado do PSL assinaram carta de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, demonstrando que se ele saísse do partido, sua base minguaria. Saiba mais aqui.
10 de outubro de 2019

PSL pune deputados que assinaram nota pró-Bolsonaro

O vice-líder do governo no Congresso foi para as redes sociais reclamar da punição imposta pelo PSL. Saiba mais aqui.
11 de outubro de 2019

Em investida contra Bivar, Bolsonaro diz que vai pedir auditoria das contas do PSL

Objetivo do presidente é avaliar como foram utilizados os recursos públicos do partido nos últimos anos e, com isso, tentar incriminar o presidente do PSL. Saiba mais aqui.
11 de outubro de 2019

Major Olímpio incendeia PSL: “Gostaria que Flávio Bolsonaro saísse”

Para o senador, os filhos de Bolsonaro são o maior problema do governo e crê que a nomeação de Eduardo Bolsonaro como embaixador perdeu força após Trump recuar em apoio ao Brasil na OCDE. Saiba mais aqui.
11 de outubro de 2019

Bolsonaro aciona advogados contra PSL

Em meio ao racha interno, Bolsonaro se uniu a cerca de um terço da bancada do PSL para enviar petição ao presidente da sigla, Luciano Bivar. Saiba mais aqui.
12 de outubro de 2019

Em guerra com Bolsonaro, PSL contrata auditoria para averiguar contas da campanha presidencial

Contra-ataque: Enquanto Bolsonaro aciona advogados para ter acesso às contas de campanha do PSL, legenda reage e contrata auditoria para investigar a campanha do próprio presidente. Saiba mais aqui.
15 de outubro de 2019

PF de Moro faz busca e apreensão na casa de Bivar, presidente do PSL em guerra com Bolsonaro

A investigação em curso é sobre o esquema das candidaturas de laranjas dentro do PSL, partido de Bolsonaro. Saiba mais aqui.
15 de outubro de 2019

PSL se junta a oposição em obstrução a MP apresentada por Bolsonaro

O líder do partido na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), acompanhou PT, PSOL, PDT, PSB e PCdoB em obstrução à MP 886/19; atitude do PSL ocorre em meio uma guerra interna com Bolsonaro. Saiba mais aqui.
16 de outubro de 2019

Deputado bolsonarista diz que PSL está em guerra e fala em “luta corporal” em reunião da sigla

Bibo Nunes também mandou recado aos indecisos do partido e disse que não apoiar Bolsonaro é demonstrar "ingratidão". Saiba mais aqui.
16 de outubro de 2019

Bolsonaro choraminga sobre crise com PSL: “Será que é justo o tempo todo só pancada no presidente?”

Ele disse ainda que não quer "tomar" o PSL e apenas defende transparência nas contas do partido. Saiba mais aqui.
16 de outubro de 2019

Disputa de Bolsonaro e Bivar por fundo milionário do PSL vai expor vísceras do partido

As duas alas do PSL admitiram que o momento atual é de enfrentamento e exposição, principalmente com relação às contas do partido e seus líderes. Saiba mais aqui.

16 de outubro de 2019

Eduardo Bolsonaro é anunciado como novo líder do PSL na Câmara

PSL conseguiu número de assinaturas suficiente para destituir o Delegado Waldir (PSL-GO) da liderança do partido e nomear o filho do presidente para assumir o posto, em meio à crise interna na legenda; grupo de Waldir reage. Saiba mais aqui.

17 de outubro de 2019

Frota negocia com Maia fusão de ala anti-Bolsonaro do PSL com o DEM

As negociações iniciaram durante o churrasco de aniversário oferecido por Maia ao deputado tucano. Saiba mais aqui.
17 de outubro de 2019

Crise no PSL: Bolsonaro se coloca como vítima e diz que é “desonestidade” grampear presidente

Conversa divulgada na noite desta quarta-feira (16) mostra Bolsonaro interferindo diretamente na articulação que tentou colocar o filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como líder do PSL na Câmara, no lugar do deputado Delegado Waldir (PSL-GO). Saiba mais aqui.
17 de outubro de 2019

Bolsonaro tira Joice Hasselmann da liderança do governo no Congresso

Decisão teve como pano de fundo a crise interna do PSL. Joice apoiou a permanência de Delegado Waldir na liderança do partido na Câmara e rejeitou a indicação do filho do presidente. Saiba mais aqui.
17 de outubro de 2019

Com assinaturas “fake”, Bolsonaro perde comando do PSL para Delegado Waldir

Aliados de Luciano Bivar derrotam Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo e mantém Delegado Waldir no comando do PSL. Saiba mais aqui.
17 de outubro de 2019

Joice desabafa: “Estava cansada de fazer discursos para consertar as trapalhadas desse governo”

Deputada federal do PSL foi preterida da liderança do governo pelo próprio presidente Jair Bolsonaro: “Minha alforria chegou”, disse ela. Saiba mais aqui.
17 de outubro de 2019

Flávio e Eduardo Bolsonaro não comandam mais o PSL no RJ e em SP

O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, removeu os filhos do presidente do comando dos diretórios regionais do partido. Saiba mais aqui.
17 de outubro de 2019

Ouça o exato momento em que Delegado Waldir xinga Bolsonaro e diz que vai implodir governo

Declaração foi dada em uma reunião com deputados do PSL, em mais um capítulo da guerra que envolve o partido e o presidente Bolsonaro. Saiba mais aqui.