Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
15 de julho de 2019, 15h59

Para evitar fuga, deputado apresenta pedido de retenção do passaporte de Deltan Dallagnol

Pedido ocorre após o procurador recusar convite de ir à Câmara dos Deputados e novas conversas indicarem que ele lucrou com palestras a partir da exposição alcançada com a Lava-Jato

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após faltar a requerimentos para explicar na Câmara dos Deputados as mensagens vazadas pelo site The Intercept Brasil, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) anunciou na tarde desta segunda-feira (15) que apresentou pedido de retenção do passaporte do procurador Deltan Dallagnol. De acordo com assessoria do congressista o pedido será protocolado na próxima quarta na Câmara.

O registro será feito na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, por sinal a mesma comissão que aguardava a presença do procurador para explicar as últimas denúncias feitas pela imprensa. Deltan Dallagnol, que é coordenador da Lava Jato, optou por não comparecer às audiências a que foi convidado.

“Dallagnol tem tempo para responder a órgãos de comunicação, como o Estadão, mas não demonstra a mesma boa vontade para falar com os parlamentares, o que é no mínimo uma afronta à democracia”, diz o deputado Rogério Correia.

O objetivo da reunião era debater as reportagens do The Intercept Brasil que noticiaram mensagens trocadas entre Deltan, o então juiz Sérgio Moro (atual ministro da Justiça e da Segurança Pública) e outros integrantes da Lava Jato. Os textos do site levantam a suspeita de que Moro teria atuado com parcialidade em decisões relacionadas à operação.

“Neste momento em que se agravam as acusações contra ele e seu parceiro Sergio Moro, é importante termos a garantia de que ele não poderá deixar o país, como aliás fez este fim de semana o próprio ministro da Justiça, viajando aos EUA.”

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum