Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
23 de janeiro de 2020, 13h10

Marco Aurelio Mello acusa Fux de censura

“Respeite-se um pouco mais essa cadeira, para benefício da sociedade como um todo”, disse ainda o ministro

Foto: STF

Para o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão do ministro Luiz Fux de derrubar, na quarta-feira (22), a liminar do presidente da Corte, Dias Toffoli é “autofagia”.

“A autofagia é péssima, conduz à insegurança jurídica, ao descrédito da instituição. Não há censor no Supremo, e acabou o ministro Fux assumindo a postura de censor em relação a um ato logo do presidente do Supremo. Respeite-se um pouco mais essa cadeira, para benefício da sociedade como um todo. Essa problemática é nefasta, ruim e perniciosa.”

Marco Aurélio costuma chamar de autofagia a prática de um ministro do STF derrubar a decisão de um colega.

Marco Aurélio também lembrou que, em 2019, pouco antes do recesso de fim de ano, Toffoli cassou uma liminar sua autorizando a libertação de presos condenados por tribunais de segunda instância.

“O que ocorreu comigo poderia ocorrer com qualquer colega. Ironia que se verifica: o vice que ainda não foi eleito presidente e que o será em setembro (Fux) afasta do cenário um ato do presidente. Isso é terrível em termos institucionais e apenas revela tempos estranhos, muito estranhos. Não sabemos como poderá proceder este ou aquele ministro diante de uma situação que acredite errônea. Nós, integrantes do Supremo, ombreamos e acima de cada qual apenas está o plenário, o colegiado”, declarou.

Com informações do Globo

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum