Para o PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”

Vários fatores são levados em conta pelos dirigentes, entre eles o uso da máquina pública, por exemplo com o lançamento do programa Auxílio Brasil

Lula e Jair Bolsonaro (Montagem)
Escrito en POLÍTICA el

Dirigentes do PT avaliam que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) perde votos com a entrada do ex-juiz Sérgio Moro na corrida presidencial de 2022, mas que isso não deverá tirá-lo do segundo turno com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os petistas avaliam que Moro deve arrancar nos primeiros meses, mas que não terá fôlego para ir muito além da faixa de 15% dos votos. De acordo com a avaliação, Bolsonaro tende a manter sua base mais fiel, sobretudo entre evangélicos e agentes de segurança pública, o que deve garantir a ele entre 20% e 25% dos votos.

"Bolsonaro tem uma base popular muito sólida. Ele tem militância. Ele pode derreter, mas tem apoio. O Moro tem um voto de opinião, da direita, mas não vejo uma militância como Bolsonaro tem", diz a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Máquina pública

Também é levado em conta pelos dirigentes petistas o uso da máquina pública por parte de Bolsonaro. Entre isso, está o lançamento do programa Auxílio Brasil, que deve reduzir os danos que Bolsonaro vem sofrendo nas pesquisas.

Já com relação a Moro, o partido pretende lembrar que ele já foi derrotado por Lula quando o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou que o ex-juiz foi parcial na condução do processo da Lava Jato que levou à condenação do petista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

"Já vencemos ele uma vez. Vamos vencer de novo", afirma o vice-presidente nacional do PT, José Guimarães.

Com informações da Folha