Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de dezembro de 2019, 18h02

Para Paulo Pimenta, visita de diplomata dos EUA ao TRF-4 é “um escândalo e inadmissível”

Para o líder do PT na Câmara, o fato é constrangedor e mancha, ainda mais, a imagem da Justiça brasileira, principalmente porque os mesmos desembargadores condenaram, de forma inconstitucional, o ex-presidente Lula

Foto: Gustavo Bezerra

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), líder do partido na Câmara, fez, nesta quarta-feira (4), duras críticas à visita do conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith, feita na terça-feira (3), ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Na oportunidade, o diplomata foi recebido pelo presidente da Corte, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

Na avaliação de Pimenta, trata-se de “um verdadeiro escândalo”, configurando um inadmissível ato intervencionista nos assuntos internos do Brasil.

“Imagine a cena: um ‘conselheiro’ da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos vai à sede de um tribunal em Boston para dizer a um juiz que está acompanhando com atenção um caso que este mesmo juiz está julgando. Pois isso aconteceu. Mas de forma invertida”, disse.

“Qual seria a repercussão se em vez de um diplomata dos EUA o TRF-4 fosse visitado por uns conselheiros das embaixadas da Venezuela, Rússia, China ou Cuba?”, questionou.

Constrangimento

Para o deputado, o fato é constrangedor e mancha, ainda mais, a imagem da Justiça brasileira, principalmente porque os mesmos desembargadores do tribunal da Lava Jato que receberam Smith, condenaram, de forma inconstitucional, o ex-presidente Lula.

Além disso, a visita do agente norte-americano ao TRF-4, na avaliação do deputado, tem outro aspecto grave, uma vez que está clara a influência dos EUA na Lava Jato e no golpe de 2016. “Mesmo assim, vem um diplomata norte-americano e é recebido com tapete vermelho no TRF-4”, observou Pimenta.

Com informações do PT na Câmara


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum