Para peritos da PF, delegado fez "interpretação equivocada" sobre autenticidade de diálogos de procuradores

A avaliação deles é que a interpretação feita pelo delegado "extrapolou" o laudo técnico da perícia

Procuradores da Lava Jato em pose para a Veja (Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

Peritos da Polícia Federal avaliaram que o delegado Felipe Leal, ex-chefe do setor de inquéritos contra políticos, fez uma "interpretação equivocada" a respeito do laudo pericial que analisou a autenticidade dos diálogos dos procuradores da Lava-Jato obtidos por meio de um ataque hacker.

Em um ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana, o delegado escreveu, com base no laudo da perícia, que não era possível "presumir" a autenticidade dos diálogos porque o hacker "agiu com o dolo específico não apenas de obter como também de adulterar os dados".

O ofício do delegado Felipe Leal provocou mal-estar dentro da perícia da PF. Os peritos sustentam nos bastidores que não afirmaram que os diálogos são verdadeiros, mas também nunca escreveram que são falsos. Apenas disseram que a análise técnica não tinha condições de apontar nenhum dos dois fatos. A avaliação deles é que a interpretação feita pelo delegado "extrapolou" o laudo técnico da perícia.

Felipe Leal foi tirado do comando do Serviço de Inquéritos (Sinq) na quarta-feira, pelo diretor-geral da PF Paulo Maiurino, logo após o documento ter vindo à tona. Delegados atribuíram a saída de Felipe ao ofício.

A cúpula do órgão, entretanto, afirma que a mudança já estava prevista devido à troca de gestão.

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) divulgou uma nota pública a respeito do assunto após a interpretação do delegado. "Em nenhum momento o laudo de perícia criminal federal (informática) nº 640/2021 - INC/DITEC/PF afirma que os dados contidos no material apreendido não são autênticos. O que o documento informa é não ter sido possível atestar a integridade ou autenticidade", diz trecho da nota, assinada pelo presidente da ACPF, Marcos Camargo.

Com informações do Globo