Paraná Pesquisa aponta vitória de Bolsonaro em 2022 mesmo contra Lula

Pesquisa ainda mostra Bolsonaro na frente se eleição fosse hoje, mas esquerda unida poderia vencê-lo

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento nesta sexta-feira (4), encomendado pela revista Veja, sobre os possíveis cenários na eleição presidencial de 2022. Em todas as cinco projeções de segundo turno realizadas pelo instituto, o presidente Jair Bolsonaro aparece com ampla vantagem.

Os resultados contrariam o desempenho do bolsonarismo nas eleições municipais deste ano. O presidente apoiou explicitamente aliados em seis capitais, mas quatro deles foram derrotados.

Contra o ex-presidente Lula, nome mais forte da esquerda para a próxima eleição, Bolsonaro ganharia no segundo turno com 47% dos votos contra 33,4% do petista. Em relação ao ex-ministro Sergio Moro, o desempenho é similar: 34,7% disseram que votariam no ex-juiz e 44,9% no atual presidente.

Outros nomes, como o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o apresentador Luciano Huch também perderiam em segundo turno. O tucano teria 23,8% dos votos, enquanto Huck somaria 29,7%.

Questionados sobre qual candidato escolheriam caso as eleições fossem hoje, 12,1% dos entrevistados responderam Ciro Gomes (PDT) e 11,5% Fernando Haddad (PT), enquanto 33,3% escolheriam Bolsonaro.

Com isso, caso houvesse uma união dos candidatos da esquerda e centro-esquerda nas próximas eleições, a soma dos votos poderia superar os do atual presidente.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou por telefone 2. 036 pessoas no país entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR