Paraná: Ratinho Jr. lidera disputa pelo governo; Requião é o segundo

Pesquisa aponta ainda que, entre os eleitores paranaenses, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados na disputa pela presidência

Ratino Jr (Foto: Aenpr) e Roberto Requião (Foto: Divulgação/Senado)
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa do Instituto Opinião sobre a disputa pelo governo do Paraná, divulgada na última sexta-feira (24), aponta que o atual mandatário estadual, Ratinho Junior (PSD), lidera com 53,3% das intenções de voto.

O segundo lugar é do ex-governador Roberto Requião (sem partido), que vem com índice de 21,4%. Ex-MDB, o político deve se filiar em breve a um novo partido e as conversas têm se dado com PT, PSB e PDT.

Na sequência aparece o senador Flávio Arns (Podemos), com 8,9% das intenções de voto. 3,9% dos entrevistados votarão em branco ou nulo, 4,6% se disseram indecisos e outros 7,9% não responderam.

Se as eleições fossem hoje e esses fossem os números, Ratinho Jr. venceria o pleito já no primeiro turno.

Em uma simulação de segundo turno contra Roberto Requião, o governador bolsonarista venceria com 55,3%, enquanto Requião somaria 23,3%. Brancos e nulos representam 6%, enquanto 8,2% estão indecisos e outros 7,2% não responderam.

Lula e Bolsonaro

O Instituto Opinião também simulou as intenções de votos, entre eleitores do Paraná, nos eventuais candidatos à presidência da República.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT), nesta simulação com a população paranaense, aparecem tecnicamente empatados na liderança. Enquanto o atual chefe do Executivo soma 27,7% das intenções de voto, o petista aparece com 26,9%.

Na sequência aparece o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 6,3%. Fecham a lista o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 1,3% das intenções de voto, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 1,3%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com 1%. 4,3% afirmam que votarão em branco ou nulo, 6,8% se dizem indecisos e outros 2,1% não opinaram.

A pesquisa contou com 1.152 entrevistas feitas em todo o estado do Paraná entre os dias 16 e 20 de dezembro. A margem de erro é de 2,43 pontos percentuais, para mais ou para menos.