Parlamentares criticam articulação de Lira pela PEC do semipresidencialismo

O presidente da Câmara pretende agilizar a tramitação da proposta, como forma de esvaziar a pressão pelo impeachment de Bolsonaro

Arthur Lira - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Deputados de oposição usaram as redes sociais, neste domingo (18), para criticar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O bolsonarista vem articulando o início da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê a mudança no sistema de governo para o semipresidencialismo

Várias figuras da oposição e autoridades se posicionaram contra o que chamam de “golpe”. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, em artigo publicado na Folha de S.Paulo, afirmou que "a adoção do semipresidencialismo poderia reeditar o passado que muitos prefeririam esquecer".

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), elogiou o posicionamento de Lewandowski. “Corajoso e lúcido artigo do ministro Lewandowski. A história ensina a respeitar a soberania do povo. E no Brasil é o presidencialismo que corresponde a isso. Chega de golpes”, postou em seu Twitter. 

https://twitter.com/gleisi/status/1416773696421867524

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) também denunciou a PEC do semipresidencialismo. "Lira quer formalizar o golpe pra continuar mandando mesmo sem Bolsonaro. Está articulando uma PEC de semipresidencialismo onde o primeiro-ministro é que teria o poder de comandar o governo. Cunha tentou o mesmo. Vocês não acham que passou da hora de mobilizarmos o #ForaLira?".

https://twitter.com/Glauber_Braga/status/1416785428766679044

De autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), ex-secretário da Casa Civil de São Paulo, a PEC estava engavetada desde agosto de 2020.

“Curiosamente”, os debates em torno do semipresidencialismo, que retira poderes do presidente, surgem no momento em que Lula lidera todas as pesquisas e, segundo os levantamentos atuais, venceria as eleições, se a disputa fosse hoje.

Impeachment

Lira, que segura mais de 100 pedidos de impeachment contra Bolsonaro, apresentou a minuta da mudança de sistema de governo na última terça-feira (13).

Ele pretende articular com aliados a aprovação da PEC, como forma de esvaziar a pressão pelo impeachment.