Partidos do centro, incluindo DEM e PSL, divulgam nota contra "voto impresso" de Bolsonaro

Em recado direto a Bolsonaro, o texto assinado por presidentes de oito partidos, afirma que "quem se colocar contra esse direito de livre escolha do cidadão terá a nossa mais firme oposição"

Bolsonaro vota nas eleições de 2018 (Foto: Tania Rego/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

Presidentes de oito partidos do centro político - entre eles DEM e PSL, que fazem parte da base de apoio do governo - divulgaram na manhã deste sábado (10) uma nota contra o discurso de Jair Bolsonaro (Sem partido) de acusar fraude no sistema eleitoral para embasar a narrativa em favor do voto impresso, cuja proposta está em análise no Congresso.

"Temos total confiança no sistema eleitoral brasileiro, que é moderno, célere, seguro e auditável", diz o texto.

A nota é assinada por ACM Neto (DEM), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB), Eduardo Ribeiro (Novo), José Luis Penna (PV), Luciano Bivar (PSL), Paulinho da Força (Solidariedade) e Roberto Freire (Cidadania).

Em recado direto a Bolsonaro, o texto afirma ainda que "quem se colocar contra esse direito de livre escolha do cidadão terá a nossa mais firme oposição". A maioria dos signatários participou de um encontro com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 30 de junho, para debater o tema. Moraes será presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições do ano que vem.

Leia a nota na íntegra

EM DEFESA DOS VALORES DEMOCRÁTICOS

A Democracia é uma das mais importantes conquistas do povo brasileiro, uma conquista inegociável. Nenhuma forma de ameaça à Democracia pode ou deve ser tolerada. E não será.

Nas últimas três décadas, assistimos a muitos embates políticos, tivemos a sempre salutar alternância de Poder, soubemos conviver com as diferenças e exercer com civilidade e responsabilidade o sagrado direito do voto.

Temos total confiança no sistema eleitoral brasileiro, que é moderno, célere, seguro e auditável.

São as eleições que garantem a cada cidadão brasileiro o direito de escolher livremente seus representantes e gestores.

Sempre vamos defender de forma intransigente esse direito, materializado no voto.

Quem se colocar contra esse direito de livre escolha do cidadão terá a nossa mais firme oposição.

ACM NETO (DEMOCRATAS), BALEIA ROSSI (MDB), BRUNO ARAÚJO (PSDB), EDUARDO RIBEIRO (NOVO), JOSÉ LUÍS PENNA (PV), LUCIANO BIVAR (PSL), PAULINHO DA FORÇA (SOLIDARIEDADE) e ROBERTO FREIRE (CIDADANIA)