segunda-feira, 21 set 2020
Publicidade

Partidos oficializam frente ampla de esquerda em Florianópolis com candidatura de Elson, do PSOL

"Juntos levaremos o sonho e a esperança para todos os habitantes de Florianópolis", disse Elson ao anunciar a confirmação da aliança

PSOL, PT, PCdoB, PSB, PDT, Rede e UP formalizaram, nesta quarta-feira (16), uma ampla coligação de partidos de esquerda e centro-esquerda em torno da candidatura de Elson Pereira à Prefeitura de Florianópolis. A chapa terá o vereador Lino Peres (PT) na vice.

“Hoje é um dia histórico para Florianópolis. Nós consolidamos a maior frente do campo democrático e popular do Brasil”, disse Elson em vídeo publicado nas redes ao lado de Lino e Janaína Deitos (PCdoB), que retirou candidatura para apoiar a fórmula. “Juntos levaremos o sonho e a esperança para todos os habitantes de Florianópolis”, completou.

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, comemorou a unidade nas redes. “Em Florianópolis teremos a mais expressiva unidade eleitoral da esquerda em todo o Brasil: meu amigo Elson irá liderar uma aliança entre PSOL, PT, PCdoB, PSB, PDT, Rede e UP pra derrotar a direita no coração do bolsonarismo. Agora é #FloripaPraFrente e #ElsonPrefeito!”, escreveu no Twitter.

A empreitada, que chegou a sofrer assédios de outros candidatos, foi finalmente confirmada nesta quarta, ultimo dia para a oficialização de candidaturas e coligações. Segundo o colunista Upiara Boschi, do NSC Total, diretórios nacionais dos partidos ajudaram na concertação do chapão. Essa será a experiência de frente de esquerda mais ampla das eleições municipais de 2020.

Elson já concorreu à prefeitura em duas oportunidades – sempre com o PSOL – e chegou perto do segundo turno em 2016.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.