Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Entrevista exclusiva com Lula
04 de julho de 2019, 16h01

Partidos representam contra Moro na PGR após Coaf indicar devassa em vida financeira de jornalista

Proposta pela bancada do PSOL, ação também foi assinada pelo PT, PDT, PSB, PCdoB e Rede, após site divulgar que Coaf estaria fazendo devassa em vida financeira de jornalista

Moro e Glenn Greenewald (Montagem/ Agência Câmara)

Foi protocolado na tarde desta quinta-feira (4) na Procuradoria Geral da República (PGR) representação contra o ministro da Justiça, Sérgio Moro, por possível violação do sigilo da fonte e da liberdade jornalística, garantidas pela Constituição Federal, conforme artigo 5º.

No início desta semana o site Antagonista, que atua como porta-voz da Lava Jato e do ex-juiz federal Sérgio Moro, publicou que a Polícia Federal pediu ao Coaf um relatório das atividades financeiras de Glenn Greenwald com o objetivo de verificar suposta movimentação atípica.

A ação foi proposta pela bancada do PSOL e assinada também por líderes e vice-líderes PT, PDT, PSB, PCdoB e Rede. Durante audiência pública na CCJ da Câmara, Moro se negou a responder se a PF solicitou informações ao Coaf sobre Greenwald.

Para os partidos, qualquer tentativa de intimidar jornalistas contraria a Constituição, as leis e os Tratados Internacionais de Direitos Humanos, e de violar o sigilo da fonte constitui um grave atentado aos Direitos Fundamentais.

“É inaceitável qualquer tentativa de intimidação contra jornalistas. Na condição de Ministro, Sergio Moro pode utilizar orientar politicamente, de forma ilegal e inconstitucional, a atuação da Polícia Federal. Por isso é necessário que a investigação seja rápida e eficiente, prevenindo o cometimento de ilicitudes”, diz trecho da ação protocolada na PGR.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum