Patrus Ananias: “Novo Bolsa Família de Bolsonaro é uma farsa”

Ex-ministro responsável pela implantação do Bolsa Família, em 2003, desmascara em entrevista ao Onze e Meia, da Fórum, o programa Auxílio Brasil, de Bolsonaro, que ele chama de “farsa eleitoreira”

Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal e ex-ministro Patrus Ananias (PT-MG), responsável pela implantação do Bolsa Família em 2003, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, declarou no programa Fórum Onze e Meia, nesta sexta-feira (24), que o novo Bolsa Família do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) “é uma farsa”.

“É uma farsa completa. Temos que primeiro falar sobre o Bolsa Família, que é uma experiência exitosa. Nós integramos o programa com outras políticas públicas, respeitando as características de cada uma para promover a vida, o bem comum, o desenvolvimento com justiça e inclusão social”, afirmou.

Patrus lembra que Bolsa Família e Fome Zero foram expressões que se tornaram conhecidas mundialmente em português, “pela amplitude que elas tiveram e pelo respeito que nós conquistamos. O Bolsa Família era um programa do Fome Zero. Todas as políticas voltadas para combater a fome constituíam esse programa estratégico maior que era o Fome Zero. E nós conseguimos com isso um feito histórico, que foi retirar o Brasil do mapa da fome, que agora, infelizmente, está voltando”, lamenta.

O ex-ministro alerta ainda para o fato de que o governo Bolsonaro não estabelece de onde vêm os recursos para o programa Auxílio Brasil.

“Querem vincular com os precatórios, que são recursos destinados a quem o Estado deve”, adverte. “Programas permanentes, como nós queremos que seja o Bolsa Família, tem que ter recursos do Estado, recursos orçamentários garantidos ano a ano e não por prazo determinado, com finalidades meramente eleitoreiras”, afirma.

Patrus chama a atenção para o fato de que o governo de Jair Bolsonaro sequer estabelece prazos de recursos. “A Medida Provisória do Auxílio Brasil, que eu li atentamente, não diz de onde vem o recurso. É uma farsa. E eles estão desmontando tudo o mais”, aponta.

“Há poucos dias, o presidente voltou a vetar uma lei que apoia a agricultura familiar. Todas as normas jurídicas voltadas para a agricultura familiar, segurança alimentar, assistência social, tudo o que dá um suporte efetivo para o Bolsa Família está sendo destruído, desconstituído”, diz. “Você não tem uma política efetiva de combate à fome, à pobreza extrema e à miséria se ela não estiver inserida numa rede de proteção social. E esta rede está sendo totalmente destruída por ele”, encerra.